O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em parceria com a Embrapa Gado de Leite e a Emater, vem realizando um trabalho extensionista na região do Norte Pioneiro com o objetivo de alavancar a produção leiteira de pequenos produtores. Hoje, a pecuária leiteira na região é crescente, mas ainda está aquém dos principais pólos de produção do Paraná.
O foco do projeto é encontrar um sistema ideal de produção a um baixo valor. Por causa da topografia acidentada da região e do clima de temperaturas medianas, pesquisadores das instituições parceiras estão em busca de um animal com alto índice de rusticidade. Ao mesmo tempo, buscam um exemplar com alto potencial produtivo. De acordo com o diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto, a intenção do projeto é levar à região um sistema padrão de produção que torne os produtores locais competitivos no mercado do leite.
''Queremos fortalecer a assistência técnica, principalmente no que diz respeito à nutrição adequada dos animais'', destaca Dalberto. Além disso, o presidente afirma que os produtores serão orientados a manejar adequadamente a pastagem e também receberão lições sobre o processamento do leite e a distribuição e venda do produto. O projeto foi idealizado pelo deputado federal Abelardo Lupion, membro da bancada ruralista do Paraná. (R.M.)

mockup