Programa classifica melhor gir leiteiro
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de junho de 1998
Da Redação 
O touro SC Urutu Relógio, com 10 anos e 19 filhas provadas em 10 rebanhos diferentes alcançou o primeiro lugar no 6º Grupo do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro. O programa é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro em conjunto com a Embrapa Gado de Leite, há 13 anos, o que possibilitou o crescimento da raça em todo o País.
Além da primeira colocação o reprodutor ficou na terceira posição do ranking nacional. A classificação, segundo informações da ABCGL, despertou o interesse da Central VR/Alta Genetics que já contratou o touro e em breve estarão comercializando o sêmen.
O touro se destaca por sua linhagem materna (SC Prenda Faisão, de 5.320 quilos (kg); SC Gabarra Cachimbo, de 7.052 kg; SC Dália Mandarim, de 3.900 kg/segunda cria; e Manchete, de 6.212 kg, todas com inscrição no livo da Associação Brasileira de Criadores. O pai, Maravilha Relógio Baile, ocupa a quarta colocação na classificação geral do programa de melhoramento, com 34 filhas provadas. Urutu pertence aos criadores Manoel e José João S.R. dos Reis, da Fazenda Derrubada e Fazenda Criciúma.
De acordo com dados da ABCGL a comercialização e exportação da genética da raça está em expansão depois do programa da Embrapa. Antes os criadores só tinham acesso a testes de progênie feitos em outros países e que não incluíam animais da raça gir. Dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) confirmam que em 1996 foram vendidas 159.442 doses de sêmen da raça. Já em 1997 o número de doses aumentou para 181.713 doses, representando 14% a mais.


