Produtores reivindicam moratória
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 18 de agosto de 2000
Jota Oliveira De Londrina 
No final da semana passada dirigentes da cafeicultura paranaense aprovaram, durante a 3ª Exposição Agropecuária e Industrial da Região de Cornélio Procópio, uma lista de reivindicações da categoria, para atender as necessidades dos produtores prejudicados pelas geadas.
As reivindicações, assinadas por dirigentes ou representantes de 10 entidades de classe e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), foram levadas às autoridades federais, em Brasília, pelo deputado Abelardo Lupion. A primeira solicitação da lista é a prorrogação de todos os financiamentos vencidos e a vencer, oriundos de recursos do Funcafé e do Pronaf, para seis anos com três anos de carência, e que seja enviado comunicado aos agentes financeiros, para que mantenham as operações em absoluta condição de normalidade.
Outras reivindicaçõesConsta ainda dos pedidos e sugestões a elaboração, através do órgão oficial de assistência técnica do Estado do Paraná (Emater), de laudos técnicos que permitam estabelecer, caso a caso, as perdas e potencial de futuras colheitas, assim como as medidas a serem adotadas com relação à cultura, observando regiões aptas e favoráveis ao cultivo do café, necessárias à obtenção de novos financiamentos.
Os represetantes da cafeicultura requerem, aos agentes financeiros, limite de crédito extraordinário, independente dos créditos já autorizados aos agricultores usuários do crédito rural, para fazer face à obtenção de novos financiamentos que visem a recuperação das lavouras comprometidas; que sejam liberados os penhores de safra, objeto dos contratos vigentes, possibilitando assim, ao mutuário, recursos para complementação necessária à sua sobrevivência, bem como assegurar os aspectos sociais de sua propriedade.
Por fim, pedem o repasse de recursos oficiais e de emergência também através de cooperativas de crédito, operacionalizado pelo órgão de assistência técnica do Estado do Paraná, mediante elaboração de laudos técnicos; adequação da Resolução 002769, de 10 de agosto de 2000, às condições específicas do Paraná; adoção de mecanismos eficientes para a imediata indenização dos produtores que contrataram seguro e que tenham tido suas lavouras sinistradas.
A lista de reivindicações é assinada pela Sociedade Rural do Paraná, Associação Paranaense dos Cafeicultores, Sociedade Rural Brasileira, Emater-PR, Comissão Técnica de Café da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Sindicato Rural da Região de Cornélio Procópio, Sindicato Rural de Cornélio Procópio, Sindicato Rural de Ribeirão do Pinhal, Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina, Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte Pioneiro e Sicredi Jacarezinho.


