Durante a apresentação do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN-Nelore Brasil), o professor Raysildo Lôbo destacou que as DEPs (Diferença Esperada na Progênie) representam um fator de diferenciação na hora da comercialização de animais. Em leilões, por exemplo, cada quilo de DEP pode aumentar em R$ 100,00 o valor final.
A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), que compõe o PMGRN-Nelore Brasil, é uma entidade sem fins lucrativos, trabalha também com o melhoramento genético das raças guzerá e brahman.
Para o professor, com as ''pequenas margens de lucro da pecuária, o produtor não pode errar na administração de seu rebanho.'' A tomada de decisão, explica, ''não é um processo simples e a escolha de um touro errado pode significar grande prejuízo.'' O pecuarista, continua Lobo, precisa ter ferramentas de apoio.
Ele indica o uso de Sumários de Touros, para direcionar os acasalamentos, e um bom software de gerenciamento, para controlar a atividade. O uso de um software, de acordo com Lobo, pode levar a um ganho genético de 40% a 60%, além de facilitar o controle da endogamia.

SERVIÇO - A ANCP possui um programa que pode ser consultado via internet. O endereço é: www.ancp.org.br .

mockup