Produtores estão ansiosos com o projeto
Geraldo Bezerra de Souza, proprietário do sítio Santa Olga, em Cruzeiro do Oeste, olha com muita expectativa para o projeto de plantio e industrialização de laranja da Citrospar. Produtor da fruta há mais de 15 anos, ele acredita que a indústria poderá oferecer maior renda aos agricultores locais e mais segurança de comercialização. ''Nossa expectativa é que o frete por exemplo fique mais barato'', frisa Souza, informando que a produção atual é levada até uma indústria em Paranavaí, distante mais de 100 quilômetros de Cruzeiro.
Souza recorda que deu início ao plantio de laranja em sua propriedade, no ano de 1994, por incentivo de técnicos de institutos de pesquisas. No começo, conforme ele, foi difícil, contudo alguns anos depois o cenário melhorou. ''Mas 2009 foi um ano bem difícil, o preço da caixa (de 40,8 quilos) caiu uns 50%, 60%. O valor chegou a R$ 4, cada caixa'', rememora. O preço, explica o produtor, sofreu oscilações por conta do mercado internacional. Este ano, o cenário é outro. ''As expectativas de preços estão bem melhores'', observa. No momento, ele tem plantado 7 mil pés de laranja, em 16 hectares.
Souza faz parte da Associação dos Produtores de Laranja do Noroeste do Paraná, que foi fundada para que juntos os agricultores possam receber assistência da prefeitura, como o acompanhamento de um agrônomo. Segundo o presidente da entidade, Joaquim Manoel Mendes Afonso, os 22 associados estão ansiosos com o projeto da Citrospar pela possibilidade de melhorarem sua renda e a qualidade da produção.
O técnico agrícola, Denis Dias, que tem dado assistência aos produtores da associação, reforça a necessidade de monitorar a incidência de doenças na lavoura, principalmente o greening. Ele explica que o agente vetor da doença é um inseto. Se contaminado, ao picar uma árvore sadia ele ataca o floema da planta. ''Superficialmente, a planta fica com o ramo amarelado, metade da folha verde e outra amarela'', conta Dias, frisando que para um exame mais preciso é necessário coletar a folha e levar para um exame laboratorial. Para eliminar o problema, o ideal é erradicar a árvore.
Sobre a evolução de um laranjal, o técnico explica que a vida útil de um pé varia de 20 a 30 anos, dependendo do manejo. Depois de plantada, a árvore começa a dar os primeiros frutos a partir do 4º ano e o pico de produção começa no 7º ano e segue até o 20º. A safra da laranja depende da variedade instalada, porém o forte é entre maio e dezembro. (E.Z.)





