Produtores denunciam dumping
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 30 de outubro de 1998
Da Redação 
A sétima edição da Expomilk, considerada uma das principais exposições da pecuária leiteira na América Latina, transformou-se também em um local de discussões econômicas e políticas em torno da produção de leite no Brasil. O coordenador geral da mostra, Virgílio Estáquio da Silva afirmou que ao reunir mais de 35 mil visitantes, no período de 19 a 24, no Agrocentro em São Paulo, a feira tinha o público certo, os produtores, além das condições ideais para tratar de temas importantes para o momento da atividade.
A importação de produtos lácteos foi tema de vários eventos da exposição. Os organizadores reclamaram da ausência do ministro da Agricultura, Francisco Turra, na abertura oficial da exposição, no dia 19 de outubro. A ausência foi encarada pelos produtores como demonstração de fraqueza política da atividade. Jorge Rubez, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, disse: Nada justifica a ausência do titular da Agricultura no maior evento da pecuária leiteira brasileira. Afinal, somos mais de 1,2 milhão de produtores, responsáveis pela oferta de 21 bilhões de litros de leite/ano, e geramos três milhões de empregos diretos e indiretos. Não bastassem esses números, o complexo leite movimenta mais de R$13,4 bilhões por ano, 1,5% do Produto Interno Bruto.
ManifestoA indignação dos produtores gerou um documento intitulado Manifesto da Expomilk 98, assinado pelos presidentes das associações nacionais de criadores que participaram da exposição (gado holandês, jersey, pardo-suíço e girolando).
A situação tornou-se insustentável devido à falta de uma política governamental específica que proteja o produto nacional. A maior responsável por esta situação é a internalização de leite importado com subsídios, a preços de dumping e por meio de triangulação pelo Mercosul. Os produtos lácteos, principalmente o leite-em-pó, são os principais responsáveis pelo achatamento do mercado e redução de preços do leite ao produtor, relatam no texto.
Os produtores solicitam as seguintes medidas: 1) estabelecimento de cotas de importação; 2) estabelecimento de preços de referência na importação; 3) que os programas sociais nos níveis federal, estadual e municipal, só utilizem produto lácteo industrializado a partir do leite nacional; 4) estabelecimento de uma política creditícia que contemple o produtor de leite; 5) reativar os institutos de pesquisa, para analisar a qualidade do leite produzido no Brasil e do leite importado, para evitar que oportunistas, a serviço dos importadores, utilizem a mídia para denegrir a imagem do leite brasileiro e reduzir o consumo; 6) apoio político para abertura de petição de investigação de dumping; e 7) manter as medidas já conquistadas.
A exposiçãoA Expomilk 98 reuniu as exposições nacionais das raças bovinas de leite holandesa, jersey, pardo-suíça e mostra estadual de gado girolando. No total, entre julgamentos, leilões e concursos leiteiros, 851 animais, de 250 expositores de 10 Estados brasileiros, participaram da mostra.
Foram comercializados 136 animais em leilões. A venda de equipamentos, produtos e serviços gerou negócios de R$4,2 milhões durante a exposição. Ainda segundo os organizadores, 35 mil pessoas visitaram a feira. Elas vieram de todas as regiões do Brasil e de 25 outros países.


