Com uma propriedade de 195 alqueires de recria e engorda de bovinos na cidade de Nossa Senhora das Graças, no Norte do Paraná, a criadora Elizabeth Magnoler Aidar começou a utilizar a homeopatia no gado há cerca de 15 anos. Como sua área de criação fica localizada na região Arenito Caiuá, o clima é quente e os animais sofrem muito com parasitas como a mosca do chifre – praga mundial na bovinocultura que pica os animais incessantemente durante o dia – e também carrapatos.
Ela comenta que antes de utilizar os homeopáticos, aplicava medicamentos tradicionais, que acabavam estressando os animais, como o Pour-on, produto indicado para uso dorsal sobre a pele do animal. "O problema é que esse medicamento matava apenas as moscas que estavam sobre os animais, mas não as que estavam no pasto, que logo retornavam. Era preciso colocar os animais no curral para passar o remédio, eles ficavam estressados e perdiam peso. Os bovinos querem ficar no canto deles, e todo esse procedimento era muito desgastante para eles."
A criadora acabou conversando com um veterinário sobre o problema e o profissional orientou que ela utilizasse a homeopatia. Ela começou a trabalhar com o fator C&MC, usado no controle de carrapatos, moscas do chifre, moscas domésticas, vermes e até no controle auxiliar de bernes tanto em bovinos como equinos. "Não tive nenhum preconceito contra a medicação e em 20 dias já vi a diferença no local. A mosca até fica sobre os animais, mas não os pica. Já os carrapatos não se desenvolvem e rapidamente acabam caindo dos pelos."
O produto, que é comercializado em pó, é misturado ao sal mineral que os animais lambem diariamente. Para cada saco de sal, ela utiliza um saquinho de 400 gramas do homeopático. "A cada 40 dias devo gastar por volta de R$ 800 com os homeopáticos. Não considero barato, mas solucionou o meu problema. O produto é prático, já que temos certeza que o animal vai consumi-lo de maneira tranquila, com a alimentação, bem diferente das aplicações anteriores."
Ao longo dos anos, Elizabeth utilizou apenas o fator C&MC, mas diz que se tivesse outros problemas, sem dúvida utilizaria outros homeopáticos nos animais. "Compramos bezerros de diversas regiões e o que percebi é que os animais se adaptam facilmente ao produto. Eles não possuem barreiras com os homeopáticos, como acontece com os seres humanos." (V.L.)