Produtor aprova uso de tecnologia na viticultura
A busca constante por uvas bonitas e com alto índice de doçura para mesa é um desafio constante para a pesquisa. Nesta safra, alguns produtores de Marialva plantaram a BRS Vitória, espécie de uva de mesa sem semente desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho, sediada em Bento Gonçalves (RS). A variedade é resultado do cruzamento de várias espécies de uva.
De acordo com informações da Embrapa, a BRS Vitória possui boa fertilidade de gemas, alto teor de açúcar, ausência de sementes e resistente ao Mildio, uma doença fúngica que ataca os parreirais e que pode causar grandes estragos. Em Marialva, a nova variedade da Embrapa foi testada entre 2010 e 2012 com bons resultados. Por sua cor muito escura, ela tem sido chamada de uva preta.
Edio Akio Mituy, produtor de uva em Marialva, foi um dos viticultores que aceitou o desafio para testar a variedade e está satisfeito com os resultados. O alto índice de doçura foi o primeiro item que o viticultor citou em relação às demais variedades que normalmente planta. Outro benefício, aponta ele, é o ciclo mais curto da cultivar, que varia de 130 a 135 dias, enquanto uma uva da variedade Itália tem um ciclo de 145 a 150 dias.
Devido à resistência a determinadas doenças, Mituy conta que reduziu muito a aplicação de defensivos, o que ajudou a diminuir os seus custos de produção. Toda a uva produzida por ele é comercializada nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. "Nos grandes centros, a demanda é maior", observa. Ao todo, Mituy possui 1,4 hectares de parreiral. Desse total, 5% é da variedade BRS Vitória. Nas próximas safras, o produtor afirma que deverá aumentar o plantio da "uva preta" devido à facilidade de cultivo e a boa relação custo-benefício que ela proporciona.
ESTRATÉGIA
Devido às dificuldades enfrentadas pelo produtor nas últimas safras, principalmente em relação às quedas de preços e a perda na produção devido aos efeitos climáticos, Mituy adota o sistema de poda escalonada para garantir produção em quase todo o período do ano, principalmente nos últimos meses, quando a demanda aumenta. Mas um problema pontual que Mituy não consegue resolver; a falta de mão de obra na viticultura. (R.M.)






