Com a participação de 7% no total do Valor Bruto da Produção Agrícola Paranaense (VBP), o plantio de florestas para obtenção de madeira tem se tornado um bom nicho de mercado no Paraná. Hoje, o setor já agrega ao Estado uma receita média de R$ 3,2 bilhões por ano. Com uma área plantada de 848 mil hectares, a produção tem como foco os mercados de toras, para a indústria moveleira, e de lenha - bastante usada como combustível para as agroindústrias secarem grãos.

Além desses setores, tem muito produtor de olho no mercado de celulose, que está ganhando espaço no País e contribuindo para o aumento da área plantada com floresta. Hoje, o Paraná é o terceiro maior produtor de madeira do Brasil, perdendo somente para São Paulo e Minas Gerais.

Carlos José Caetano Dacha, professor da Escola Superior Luiz de Queiroz (Esalq/USP), afirma que a demanda por celulose tem cobiçado muitos produtores brasileiros. A razão, segundo ele, é simples: o produto tende a se valorizar. Dacha explica que investir nesse segmento vale a pena porque até 2017, sete novas fábricas de celulose serão instaladas no País. O especialista completa que em muitos estados, como o Paraná, a tendência é que o investimento nessa atividade cresça exatamente para atender essas indústrias. ''Esse é o momento de investir''.

Leia mais na matéria do repórter Ricardo Maia

Leia também:
Planejamento é a alma do negócio

mockup