O Paraná abriga o primeiro contador digital da produção agrícola brasileira. Em tempo real, o Colheitômetro é uma ferramenta que mostra os volumes da colheita e as cifras geradas pelo cultivo das principais commodities agrícolas do Brasil, como soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e trigo.

A tecnologia utiliza fontes oficiais de dados. Para exibir as informações, leva-se em conta o histórico e o cruzamento de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, IBGE, Cepea-Esalq/USP e de outras fontes. Por meio da utilização de algoritmos internos, esses dados são incrementados conforme as previsões de colheita.

Contador em formato físico está localizado na fábrica da News Holland em Curitiba
Contador em formato físico está localizado na fábrica da News Holland em Curitiba | Foto: New Holland Agriculture/Divulgação

A iniciativa é da New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, em homenagem aos agricultores brasileiros. O contador digital já está operando em dois formatos distintos: o site www.colheitometro.com.br e o painel físico instalado na fábrica da companhia, em Curitiba.

A intenção é que novos painéis como este sejam instalados em outras cidades do país no futuro. Além disso, novas culturas também devem ser inseridas.

O pesquisador da Embrapa Soja, Américo Dall’Agnol, destaca que o Collheitômetro não tem relevância apenas para os produtores rurais, mas também para o consumidor, que poderá saber com antecipação como serão as colheitas de cada cultura.

“É um instrumento importante que eu espero que se alastre por todo o Brasil. Se o consumidor se interessar pelo volume da safra, sendo muito pequena por estiagem ou por doença, por exemplo, saberá que o preço dos alimentos subirá”, pontua.

SAFRAS

Com relação às safras exibidas pelo Colheitômetro, o pesquisador destaca que deverá haver queda na produção de milho segunda safra e na produção de cana-de-açúcar. Entre os motivos estão a estiagem e a geada.

“O plantio da soja ocorreu em atraso, mas não deverá afetar a produção, deverá ser um pouco maior que a do ano passado. O arroz já foi colhido, sendo que houve um aumento de 1,5 milhão de toneladas em comparação à safra passada. Com relação ao trigo, a expectativa é de colher 7 milhões de toneladas neste ano, com 6 milhões no ano passado”, resume.

FORÇA

Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul, destaca que o Colheitômetro visa mostrar à população, especialmente a das cidades, a força e a importância da agricultura para o país.

“A New Holland é uma marca que celebra o agro em todo o lugar e o papel do Colheitômetro é expor a força e representatividade do campo para que o país todo conheça e tenha orgulho da sua agricultura.”

O agronegócio brasileiro é responsável por 26,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e um dos protagonistas da balança comercial, sendo responsável por 48% das exportações totais do Brasil em 2020, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na última década, enquanto o PIB brasileiro encolheu 5,5%, o da agropecuária esteve na contramão, ao crescer 2,7%.

O diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul, Gustavo Taniguchi, explica que o Colheitômetro foi inspirado por outras ferramentas, como o Impostômetro e o Devolutômetro, que compartilham números importantes da nossa economia.

“No caso do agronegócio, a maioria das pessoas desconhece a relevância que a agricultura tem para o país, seja pelo volume produzido ou pela contribuição econômica, além de ser responsável por combater a insegurança alimentar no Brasil e em grande parte do mundo”, conclui.

LEIA TAMBÉM:

Estiagem, pragas e geada reduzem expectativa de safra de grãos no Paraná