Imagem ilustrativa da imagem Portal  disponibiliza  informações ao agricultor
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A Belagrícola possui um braço que atua na área de TI (tecnologia da informação), que desenvolve produtos de sua plataforma digital, com iniciativas de integração da empresa e de startups com o produtor rural. Trata se da Farmbits. Segundo o especialista em soluções da empresa, Arlindo Calijuri, um desses produtos, que foi destaque no BelaSafra deste ano, é o Conecta, um portal pelo qual o cliente consegue visualizar o seu histórico de compras/venda, consultar todas as movimentações de grãos e insumos, contratos em aberto, produtos a retirar, entre outras informações.

“A demanda está vindo não só das novas gerações, mas do próprio produtor que precisa acessar muitas informações de maneira fácil e simples. Uma coisa que a gente notou é que mesmo que alguns deles não tenham acesso à tecnologia, eles têm um filho, ou um funcionário que possui esse conhecimento. Hoje, pelo Conecta, ele encontra o resumo da vida dele pelo portal. Ele sabe quanto tem de saldo, o quanto ele entregou de grãos e quanto ele tem a retirar de produtos”, aponta.

Segundo o especialista, tudo isso está disponível nessa primeira fase inicial. “Novos relatórios serão agregados e mais funcionalidades na sequência. É possível que futuramente seja possível fazer negócios pelo próprio portal, mas neste momento não. É uma coisa visualizada para o futuro. Neste momento estamos entrando com a disponibilização dos relatórios de informação”, aponta. “Até o agricultor que não tem familiaridade com a ferramenta percebe que há essa demanda de uma ferramenta onde ele possa visualizar essas informações de maneira simplificada ou mais pró-ativa”, aponta.

São pessoas como Emílio César Tronco, 68, produtor rural de Palmital. Ele foi um dos visitantes do estande da Farmbits no evento Bela Safra 2020. “Eu me interessei pelo Conecta, porque se todas as informações ficam na mão, fica mais fácil. A gente vê o que tem e o que não tem sem precisar ir até a cooperativa”, aponta.

Ele, que planta soja, milho, trigo e feijão ressalta que sua produção de soja está bonita. “Já dessequei a soja nesta terça-feira. A colheita está chegando. Só não pode faltar chuva. Eu uso bastante a internet, mas eu deixo o meu filho usar mais. Penso que tudo o que vem para melhorar é bom”, aponta.

Fernando Melatti, coordenador do evento BelaSafra, afirma que o Conecta irá facilitar a comunicação das empresas junto aos agricultores. "Tendo o cadastro junto à Belagrícola, a pessoa tem acesso à toda informação dentro da empresa. Ele saberá se ele tem grão armazenado, se tem produto a retirar, o histórico dele dentro da empresa. Além disso ele tem acesso às empresas de startups de tecnologia de serviços. Se ele quer contratar amostragem de solo, telemetria, estações meteorológicas, ele tem acesso a essas empresas para fazer a aquisição. Essa plataforma agrícola contempla com inovações e serviços. Fizemos uma seleção de startups que trazem rentabilidade ao agricultor e resultados. Com isso temos uma gama de análises para dar rentabilidade no campo na prática", aponta. Melatti ressalta que a informação está muito na mão do agricultor, mas às vezes ele tem dificuldade da escolha da decisão correta. .

Primeiros passos

A UX Designer da Farmbits, Tathia Carvalho, destaca que o portal funciona como um primeiro acesso desses produtores rurais no mundo digital. “Nesses primeiros passos, a gente vai acompanhando tudo, fazendo entrevistas, pensando no que o produtor precisa, no que ele pode ver no relatório de grãos e de insumos agora no site”, aponta.

Questionada sobre como vê a integração dos produtores com a tecnologia e seus produtos, Carvalho diz que isso tem evoluído bastante com a nova geração dos filhos dos produtores. “Eles acabam sendo um ‘advent’ nosso nesse primeiro passo. Graças a essa nova geração a gente está vendo uma abertura maior nesse sentido de incorporar novas tecnologias. É algo que eles já esperam. Mesmo que os produtores rurais da outra geração não tenham familiaridade com a tecnologia, eles usam o Facebook e o WhatsApp no dia a dia. Eles precisam de uma interface desse jeito, mais fácil. É tudo o que eles querem”, destaca.