Também connhecida como bálsamo-de-tolu, pau-de-bálsamo ou balso, a cabreúva é originária da América Tropical, e no Brasil, é comum nas áreas de florestas. Desta árvore de grande porte pode-se aproveitar as folhas, a casca do caule e óleo-resina. Suas principais propriedades medicinais são como fluidificante do muco catarral e inalante das vias respiratórias.
Características e CultivoSeu tronco e galhos têm casca grossa e sem espinhos. Em sua casca existem bolsas que armazenam o óleo-resina, chamado de bálsamo-de-tolu. Essas bolsas são mais numerosas nas plantas mais jovens. As flores de coloração branca apresentam-se em cachos. O fruto é uma vagem alongada e curva que contém uma ou duas sementes. Reproduz-se por sementes, que germinam facilmente ao redor da própria árvore. É pouco exigente quanto ao solo, crescendo nas encostas das serras. A colheita das folhas, cascas e óleo-resina deve ser feita antes da floração.
IndicaçõesPara afecções das vias respiratórias como tosses, bronquites, traqueítes e laringite, deve-se colocar 1 colher (sopa) de cascas bem picadas em 1 xícara (café) de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos, espere amornar e coe. Adicione 2 xícaras (café) de açúcar cristal e leve novamente ao fogo brando até dissolver bem o açúcar. Tome 1 colher (sopa) três vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose. Este xarope ajuda bastante a fluidificação do muco catarral.
Para afecções das vias urinárias (cistites e uretrites) prepara-se em 1 xícara (chá) de água fervente 1 colher (sopa) de folhas picadas. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) 2 vezes ao dia, durante 5 dias.
Como inalante das vias respiratórias coloca-se 1 colher (sobremesa) de óleo-resina em 1 xícara (chá) de álcool a 80%. Misture bem. Em um recipiente com água em fervura, adicione 1 colher (sobremesa) deste extrato. Cubra a cabeça com uma toalha e aspire profundamente os vapores durante 15 minutos. Repetir o tratamento 2 vezes ao dia.
Para combater sarnas, micoses, carraptos, piolhos e lêndeas coloque 1 colher (sopa) de cascas picadas e 1 colher (sopa) de folhas picadas em uma xícara de chá de vinagre branco. Deixe em maceração por três dias, em local quente e coe. Aplique nos locais afetados, com um chumaço de algodão. No caso de piolhos e lêndeas aplique no couro cabeludo com uma ligeira massagem, deixando agir durante duas horas. Em seguida lave normalmente e passe um pente fino.
Fontes‘‘Plantas que curam’’, de Sylvio Panizza. editado pela Ibrasa- SP; ‘‘Plantas medicinais’’, publicação do Grupos Entre Folhas da Universidade Federal de Viçosa (MG), com divulgação através do CD-room ‘‘Plantas Medicinais’’, produzido pela Agromídia Software Empresa de Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa (MG).
Outras informações e sugestões pelo telefone (operadora) 43-374-2118, com Cristina Côrtes; pelo fax 43-339-1412 ou e-mail [email protected]

mockup