Plantas medicinais
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de janeiro de 2000
PLANTAS MEDICINAISSabugueiro
(Sambucus canadensis)
Cristina Côrtes
De Londrina
Com flores pequenas, perfumadas e brancas, o sabugueiro é uma planta bonita e bem eficiente para gripes e resfriados. Além de aliviar o mal-estar, ajuda a eliminar o catarro. É conhecida também como sabugueirinha, e sabugueiro-negro
CultivoPlanta lenhosa, bastante ramificada e pode atingir até 4 metros de altura. De clima temperado, adapta-se bem a climas quentes. Gosta de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Propaga-se por estacas no período de setembro a maio. Na época de colheita, as flores devem ser colhidas do início até o meio do verão; os frutos, do final do verão até início do outono. As folhas podem ser colhidas do início até o meio do verão. Os caules e raízes podem ser colhidos em qualquer época. Para secar, manipule o mínimo possível as flores. Seque-as de cabeça para baixo, em local escuro e bem ventilado.
Para o cultivo de qualquer planta medicinal, deve-se considerar para cada espécie o tipo de solo, a época, o clima, e exigências da planta, como luz direta, sombra, umidade, altitude, latitude e temperatura. O local também deve ficar longe de lixos, chiqueiros, enxurradas, rios, lagoas, esgotos. O combate às pragas deve basear-se em controle biológico.
IndicaçõesÉ utilizada como antiinflamatório e sudorífico, para baixar a febre. Adicionar 1 xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (sopa) de folhas ou flores picadas. Cobrir e aguardar de 10 a 15 minutos. Tomar 2 a 3 xícaras do chá por dia.
O sabugueiro também é um bom antiinflamatório de uso local. É emoliente, (amaciando a pele, mucosas e fezes) e cicatrizante. Para estes casos, dve-se preparar essa infusão e aplicar compressas em áreas lesadas da pele, em queimaduras do sol, furúnculos, eczemas e erisipela.
Como anticatarral, a planta é indicada para rinites e sinusites (inflamações do nariz e dos seios paranasais. Tomar o chá e também utilizá-lo ainda quente para fazer inalação.
Para uso interno: crianças com até 5 anos, 1/3 da dose; para crianças com mais de 5 anos, a metade.
Fontes Noções sobre o Organismo Humano e Utilização de Plantas Medicinais, uma publicação da Universidade Estadual de Maringá, e Centro de Oficinas da Mulher, da Secretaria Especial da Mulher. O centro oferece cursos regulares sobre Ervas Medicinais e Condimentares (formação de mudas, plantio, colheita, secagem e confecção de produtos com plantas medicinais). O telefone do Centro é 339-1233
Outras informações e sugestões pelo telefone (operadora) 43-374-2118, com Cristina Côrtes; fax (operadora) 43-339-1412 ou e-mail: [email protected]
