Da Redação
Interino (*)
Notícia veiculada semana passada pela Agência Brasil, órgão de divulgação do Governo Federal, informa que pesquisas feitas pelo Laboratório de Biofarmacognosia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) confirmaram a ação cicatrizante da planta Croton urucurana, conhecida popularmente como sangra d’água. O estudo identificou a presença do alcalóide taspina no vegetal encontrado nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do País.
A taspina é um alcalóide de propriedade cicatrizante. Alcalóide é um grupo de princípios ativos que se caracteriza por apresentar nitrogênio em sua estrutura e que atua sobre as células relacionadas ao processo de cicatrização, informa a Agência Brasil.
O pesquisador Geraldo Alves da Silva explica que o Croton urucurana predomina nas regiões úmidas. ‘‘O uso dessa planta como cicatrizante é conhecido no Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo’’. Segundo ele, as pessoas da área rural utilizam a planta de duas maneiras. ‘‘Elas cortam a casca da árvore, esperam correr o látex vermelho e o aplicam sobre o ferimento. Costumam também cortar a casca, fervê-la e usar a água para banhos’’.
O estudo farmacológico do vegetal consiste em análise botânica, química e farmacológica. A botânica prevê a classificação da planta e a química procura o princípio ativo presente. A farmacológica, por sua vez, analisa o nível de toxidade. Testes realizados em ratos demonstraram que o látex é altamente tóxico quando ingerido. Seu uso, portanto, fica restrito à epiderme, para tratar de cortes superficiais.
O conhecimento popular do uso da sangra d’água surpreendeu o pesquisador. ‘‘As pessoas não sabem que nesta planta há taspina, não sabem que é tóxica e popularmente já usam de modo correto’’, destaca Silva. Na sua opinião a taspina poderia ser comercializada em forma de pomada, mas acredita que isso não ocorra porque, ou a sua extração em grande quantidade do látex é difícil ou o seu processo de síntese química é muito caro’’.
(*) A jornalista Cristina Côrtes, responsável por esta seção, está em férias.