Plantas medicinais
Plantas medicinais
Dente-de-leão
(Taraxacum officinale)
Planta de porte baixo, com aproximadamente 30 cm de altura, com folhas verdes recortadas em forma de roseta e belas flores amrelas, a erva dente-de-leão é indicada para problemas de fígado, além de ser um excelente tônico, diurético e laxativo suave. A planta é originária da Europa e Ásia, tendo se espalhado por todo o mundo com muita facilidade. Pertence a uma família muito grande com várias microespécies, sendo aparentada da serralha, e muitas vezes é confundida com ela. O nome dente-de-leão deve-se à forma recortada de suas folhas.
CultivoFloresce o ano todo a partir do outono (setembro a fevereiro). Não é exigente quanto à fertilidade do solo e se propaga através de sementes ou pela raiz. Adapta-se bem tanto no sol quanto à sombra. O espaçamento entre mudas deve ser de mais ou menos 15 cm, e pode também ser cultivada em vasos e jardineiras.
IndicaçõesToda a planta pode ser aproveitada. A raiz é torrada e usada como café, os botões das flores, como conserva, as folhas, como salada, e também para fazer chás em forma de infusão.
É indicada para combater dor nas articulações ou juntas, dores de cabeça; é diurética e estimula a produção de bile, melhorando a digestão. É um suave laxativo, e por isso auxilia os regimes de emagrecimento. É também depurativa. A infusão pode ser feita da seguinte maneira: utilizar 2 xícaras (chá) de folhas picadas, em 1 litro de água fervente. Deixe esfriar e tomar 2 a 3 copos por dia. Por decocção ou fervura, utilizam-se 3 colheres (sopa) de raízes picadas em 1 litro de água. Ferver durante 10 minutos. Tomar 2 a 3 copos por dia.
As folhas podem ser usadas cruas em saladas ou em forma de suco, misturadas com cenoura e folhas de nabo. Podem também ser usadas em sopas, da mesma forma que a couve e o espinafre.
Efeitos colateraisTomada em quantidades exageradas, pode provocar gastrite.
FontesNoções sobre o Organismo Humano e Utilização de Plantas Medicinais, uma publicação da Universidade Estadual de Maringá, e Centro de Oficinas da Mulher, da Secretaria Especial da Mulher de Londrina. O centro oferece cursos regulares sobre Ervas Medicinais e condimentares (formação de mudas, plantio, colheita, secagem e confecção de produtos com plantas medicinais) O telefone do centro é (operadora) 43- 339-1233
Outras informações e sugestões pelo telefone(operadora) 43-374-2118; com Cristina Côrtes ou pelo fax (operadora) 43-339-1412 ou e-mail: [email protected]





