O ano é 1962. A época é de diversificação no meio rural, tendência que começava a assediar a pecuária. O rebanho do Norte do Paraná era formado essencialmente pelo gado zebuíno, importado da Índia por Celso Garcia Cid. Certo dia, de uma reunião entre Garcia, Norman Prochet e o Secretário Estadual de Agricultura, Paulo Pimentel, surgiu a idéia de melhorar o padrão dos reprodutores nelore.
Enquanto os pecuaristas consideravam a iniciativa, no mínimo, desafiadora, Pimentel profetizava: ''Esta raça vai tomar conta do Brasil''.
Touros de bom porte, com no máximo 2 anos de idade e pêlo branco. O governo do Estado ressaltava àquela época que, além da carne com menos gordura, o nelore era sinônimo de rusticidade; os novos touros acentuaram essas características. O tempo se encarregou de confirmar.
Para quebrar a resistência de fazendeiros e a falta de informação, o secretário de agricultura Paulo Pimentel adotou agressividade na sua estratégia: propôs aos pecuaristas fazer uma simples troca: ''O cidadão dava um animal 'ruim' e levava um nelorinho de primeira'', recorda Pimentel. O único pré-requisito é que fossem machos não-castrados.
Estimulados pela Secretaria da Agricultura, centenas de produtores resolveram abrir mão dos exemplares mais velhos e ''desafortunados pela genética'', para pintar o pasto de branco com o nelore puro. Como ninguém tinha que pagar um cruzeiro por isto, a moda não demorou a pegar. Em três anos, foram trazidos ao Paraná mais de 7 mil animais da raça, provenientes do Triângulo Mineiro.
Paulo Pimentel conta que o único problema surgiu pela falta de registro para comprar os animais. A saída foi utilizar o cadastro da Sociedade Rural de Londrina, mas os mineiros não queriam aceitar. ''O Celso (Garcia Cid) os insultava muito'', diverte-se. O apoio do governo da época foi fundamental neste processo. Pimentel revela que foi daí que surgiu o nome do parque de exposições de Londrina. ''Eu dizia aqui, entre os pecuaristas, que a gente tem que homenagear quem vai poder nos apoiar neste momento''. E o parque de exposições virou Parque de Exposições Ney Braga.
O programa da Secretaria da Agricultura implementou o tourinho nelore no Norte do Paraná, mas trouxe touros melhoradores de outras raças, inclusive o gir. Na região sul, entraram melhoradores da raça charolês, lembra Paulo Pimentel.
Paulo Pimentel também teve papel importante na implantação do sistema de registro genealógico na Sociedade Rural do Paraná, inicialmente como delegada da ABCZ e, mais tarde como ''livro fechado''. Isto consolidou o Paraná como referência de gado nelore de alto padrão.

mockup