A pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, está na lista das “100 Mulheres Poderosas do Agro”, divulgada pela revista Forbes, no Dia Internacional da Mulher Rural, que se comemora em 15 de outubro. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1995, com o intuito de elevar a consciência mundial sobre a importância da figura feminina como protagonista nas mudanças econômicas, sociais, ambientais e políticas.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisadora da Embrapa Soja está na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro

Mariangela conduz pesquisas voltadas para o desenvolvimento de inoculantes à base de bactérias que substituem os fertilizantes nitrogenados e possibilitam uma agricultura mais sustentável. Ela é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias de inoculação e co-inoculação da soja, o que tem promovido grandes saltos de produtividade no campo.

Em novembro de 2020, Mariangela Hungria foi classificada entre os 100 mil cientistas mais influentes no mundo, de acordo com estudo da Universidade de Stanford (EUA). O estudo, intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, foi realizado a partir de um banco de dados mundial com sete milhões de cientistas e publicado no prestigioso periódico PLOS Biology.

***

Startups - Campo Digital 2021 tem inscrição prorrogada

Programa de aceleração de startups voltado a pequenos e médios produtores rurais promovido pelo Facebook e a Baita, aceleradora sediada no Parque Tecnológico da Unicamp, prorrogaram as inscrições para a edição 2021 do Campo Digital, programa totalmente online e gratuito criado com o objetivo de acelerar startups por meio do desenvolvimento de soluções digitais para o agronegócio brasileiro, com foco em pequenos e médios produtores. As startups interessadas poderão se inscrever pelo site baita.ac/campodigital até a próxima sexta-feira, 29 de outubro, com o anúncio das finalistas sendo feito em novembro.

Ao todo, serão oferecidas 10 vagas para startups que já estejam, no mínimo, em estágio operacional - ou seja, validando sua solução e efetuando suas primeiras vendas

***

Abertas inscrições para VII Reunião Paranaense de Ciência do Solo

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisadora da Embrapa Soja está na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro

Com o tema “Alta produtividade aliada à conservação do solo”, a VII RPCS (Reunião Paranaense de Ciência do Solo), está com inscrições abertas.

Considerado um dos eventos mais tradicionais sobre solo, a RPCS irá reunir pesquisadores, extensionistas, técnicos, representantes e empresários do setor agropecuário, além de acadêmicos da graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Agrárias e acontece entre os dias 17 e 18 de novembro, on-line.

O principal objetivo é discutir a interação das várias áreas da ciência do solo em busca de alta produtividade agrícola, aliada à conservação e produção sustentável.

Na edição de 2021, o pesquisador da Embrapa Florestas, Gustavo Ribas Curcio inicia o evento com a palestra “Solos do Paraná: heranças e responsabilidades”.

As inscrições podem ser feitas no link https://www.

even3.com.br/rpcs2021

***

Parque Ney Braga recebe exposição de gado nelore

A ExpoElite Nelore Paraná será realizada nos dias 28 e 29 de outubro, no Parque de Exposições Ney Braga em Londrina. A organização da exposição é da ANEL (Associação dos Neloristas de Londrina) e tem o apoio da SRP (Sociedade Rural do Paraná).

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisadora da Embrapa Soja está na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro

Devem participar cerca de 80 cabeças, sendo que 60 irão a julgamento. O juiz das provas será o médico-veterinário Felipe Afonso de Souza. A entrada dos animais está prevista para os dias 26 e 27 de outubro e o evento encerra com o 4º Leilão Nelore Serilon & Parceiros, no dia 29, às 20h, no recinto Horácio Sabino Coimbra.

Segundo a engenheira- agrônoma, Neusa Soni Jamus, integrante da organização, a exposição será como um termômetro para outros eventos, refletindo a realidade que vem se delineando com a retomada gradativa de eventos presenciais.

LEIA TAMBÉM:

Estudo do IDR-PR mostra técnicas que reduzem cancro cítrico em 90% nos pomares