Nem bem começou a colheita do trigo no Paraná e os prejuízos já estão sendo contabilizados. Só nos 19 municípios que compõem o núcleo regional da Secretaria Estadual de Agricultura e de Abastecimento (Seab) de Londrina, estima-se, até o momento, uma perda de 21% da safra.

Rosangela Zataroli, engenheira agrônoma do núcleo, conta que as primeiras estimativas de produção apontavam um volume de 208.900 toneladas. Em decorrência da geada e de outros fatores climáticos, como a estiagem, por exemplo, o volume estimado a ser produzido passou para 166 mil toneladas.

Isso, de acordo com a agrônoma, se deve às más condições do clima que atingiram a região neste inverno. A perda até o final da colheita, segundo ela, poderá ser ainda maior. Leia mais na reportagem de Ricardo Maia.

mockup