A presença de seda nos casulos do Paraná é de 17%, ou seja, 2% acima das matérias-primas de primeira qualidade, diz a International Silk Association. Um casulo assim alcança no mercado internacional, neste fim de safra, U$30-U$35 o quilo.
Para fazer a boa seda, o trabalho começa no campo, com boas amoreiras, adubação, manejo dos barracões e melhores raças das lagartas, que são fornecidas pelas indústrias.
O Paraná, maior produtor brasileiro de casulo verde, teve este ano uma boa safra, possibilitada pelo bom comportamento do clima, com chuvas frequentes, o que permitiu às amoreiras – únicas fontes de alimento do bicho-da-seda – desenvolverem-se satisfatoriamente, observou Francisco Perez Júnior, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
Mas, a colheita não terminou; faltam ainda 10% que virão de mais uma ‘‘criada’’ em maio, ressalva Osvaldo da Silva Pádua, extensionista da Emater em Nova Esperança, Noroeste do Estado e presidente da Comissão Nacional de Sericicultura.
A safra de bicho-da-seda começa em agosto. Este ano o casulo conseguiu preço satisfatório. Variou de R$3,76 a R$4,41, ou U$2,07 quilo, em média. A situação foi tão boa que produtores do Noroeste do Estado haviam abandonado a atividade na safra anterior e hoje pensam em voltar, diz Osvaldo.
A qualidade do casulo dá aos sericicultores um prêmio sobre o preço de referência oferecido pelas indústrias. No entanto, no começo de abril, existia a possibilidade de queda dos preços, devido à crise econômica no Japão, que importa este ano quase 90% da seda brasileira. A Índia é o segundo importador. A Associação Brasileira da Seda (Abrasseda) prevê que o Paraná Brasil produza 8.384 toneladas, ou seja 88,49% (7.530) da seda brasileira, na safra 2000-2001.
Nova Esperança (maior produtor de bicho-da-seda do País) participa com 16% da produção nacional e, segundo Osvaldo da Silva Pádua, num raio de 50 km daquela cidade são produzidos 45% da seda paranaense.
O Estado tem 5.697 produtores, com 6.402 barracões. Nova Esperança está com 574 produtores, 779 barracões e dá 2 mil empregos diretos no campo (cada barracão precisa de 3 a 4 pessoas). A produtividade paranaense é de 300 a 400 kg de casulo verde por hectare, mas em Nova Esperança tem produtor conseguindo até 1.200 kg/ha, informa Pádua.

mockup