Após um ano de estiagem e quebra de safra, a previsão é que este seja um ano de recuperação e o Paraná colha 20 milhões de toneladas de soja. A projeção de produtividade foi elevada de 59,5 para 61 sacos por hectare, com um crescimento de 1,9% em relação à safra passada.

Coordenação da expedição diz ver potencial produtivo no Estado e avalia que será um ano de recuperação, apesar da irregularidade das chuvas
Coordenação da expedição diz ver potencial produtivo no Estado e avalia que será um ano de recuperação, apesar da irregularidade das chuvas | Foto: Divulgação

A estimativa é da Agroconsult, que passou por Londrina essa semana com o Rally da Safra, expedição técnica sobre a safra de grãos no Brasil.

“A perspectiva é boa. A safra passada foi na qual o Paraná sofreu bastante. Houve quebra de safra por causa da seca em período de enchimento de grãos. Isso prejudicou muito as lavouras do Estado”, observou André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.

Após passar pelas lavouras, Debastiani disse ver potencial produtivo no Estado e avalia que será um ano de recuperação, apesar da irregularidade das chuvas.

 Rally projeta produtividade de  59,5 para 61 sacos por hectare, com um crescimento de 19% em relação à safra passada
Rally projeta produtividade de 59,5 para 61 sacos por hectare, com um crescimento de 19% em relação à safra passada | Foto: Divulgação

A Região Oeste, segundo ele, foi a mais afetada pela irregularidade das chuvas. “Muitas áreas tiveram que ser replantadas.” Mas de forma geral, houve atraso no plantio em praticamente todas as regiões do Estado. “Isso traz uma apreensão muito grande em termos de desenvolvimento da lavoura, porque a planta para desenvolver precisa de luz e umidade. Mas mesmo no Oeste nos deparamos com uma condição boa em termos de produtividade. O produtor aguardou a regularização da chuva para iniciar o plantio.”

Na Região Norte do Estado, Debastiani relata que a expedição encontrou lavouras com boa produtividade e cerca de 50% da área colhida. O tempo seco, no entanto, pode atrasar a segunda safra de milho. “Por um lado é bom, porque ajuda o trabalho de colheita, mas por outro gera preocupação por causa do plantio do milho safrinha.”

Imagem ilustrativa da imagem Paraná deve colher 20 milhões de toneladas de soja
| Foto: Divulgação

Para a safra brasileira, a estimativa é que sejam produzidas 126,3 milhões de toneladas de soja.

Este ano, a 17ª edição do Rally da Safra vai passar pelos 12 principais estados produtores de soja - Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. Serão 100 mil quilômetros percorridos com 11 equipes em campo, além de eventos regionais e 30 cafés com produtores.