Paraná aumenta suas exportações de carne
Mesmo tendo uma participação ainda tímida nas exportações brasileiras de carne bovina, o Paraná também registrou aumento nas vendas ao mercado externo de janeiro a maio deste ano. Segundo dados do Sindicarne, de janeiro a maio, foram enviadas 17 mil toneladas, ante as 13.700 toneladas no mesmo período de 2003. O volume de negócios saltou de US$ 24 milhões para US$ 41 milhões nos cinco primeiros meses do ano.
No total das exportações brasileiras, o Paraná representou em 2003, no mesmo período, 4% na quantidade enviada ao Exterior e 4,3% em valores. De janeiro a maio deste ano, embora repita a participação de 4% no volume exportado, o setor cresceu em arrecadação, perfazendo 4,5% a mais nos valores dos negócios.
Vendendo para cerca de 40 países, entre eles, Alemanha, Chile, Espanha, Filipinas, Hong Kong, Itália, Holanda, um dos maiores clientes do Paraná - que possui três indústrias habilitadas a exportar -, na compra de carne bovina é a Rússia.
Segundo o presidente do Sindicarne, Péricles Salazar, de janeiro a maio deste ano, foram exportadas 3.276 toneladas para aquele país, um volume que significa 8,2% do total que o Estado exporta.
O presidente do Sindicarne acredita que o Paraná tem potencial para aumentar sua participação nas exportações de carne bovina brasileira. ''Para isso seria importante que o Governo, de modo geral, disponibilizasse maior volume de recursos para toda a cadeia produtiva.''
Segundo Salazar esses recursos seriam destinados para a ampliação do sistema de defesa sanitária animal em todo o País, melhoria na qualidade do plantel bovino, aumento do rebanho destinado à produção de carne com qualidade, incentivo de cruzamentos industriais para ganho de tempo na produção de carne e evitaria que terras da pecuária sejam cada vez mais ocupadas pela agricultura. Ele defende também um incentivo para que as indústrias se modernizem e possam ampliar sua capacidade de produção na conquista de novos clientes, além da abertura de novas plantas no Estado.





