O Sindicato Rural de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), parceiros da Cooperativa Agrária Mista de Entre Rios e da Fundação Agrária de Pesquisas Agropecuárias (Fapa), promovem Dia de Campo sobre Forrageiras de Inverno no próximo dia 4 de setembro, das 8h30 às 18 horas.
O evento será na sede da Fapa, na Colônia Vitória, em Entre Rios, e é voltado para produtores rurais e profissionais da área atuantes na região Centro-Sul do Paraná. Entre os temas a serem abordados estão ''Importância da inoculação de sementes de leguminosas forrageiras de inverno'', a cargo do agrônomo Márcio Ricardo Serpa, da Nitral-Urbana.
As palestras começam às 9 horas com as melhores gramíneas anuais de inverno, tema que será abordado por Juliano Luiz de Almeida, pesquisador da Fapa. O professor da área de Forragicultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Sebastião Brasil Campos Lustosa, falará sobre gramíneas perenes, leguminosas anuais, bianuais e perenes de inverno e rebrote das gramíneas perenes de verão.
Na parte da tarde está prevista a demonstração de estratégias práticas para o período de entressafra, na Colônia Cachoeirinha. Serão abordadas a semeadura antecipada de aveia e tardia de sorgo, antecedendo a cultura de trigo; manejo da tifton em consórcio com trevo branco e ganho de peso em animais manejados em aveia branca, antecedendo a cultura do milho, tudo a cargo do agrônomo Silvino Caus, da Geteco, e do produtor da Cooperativa Agrária, Herbert Schlafner.
A seguir será realizada uma troca de experiências entre os participantes tendo como moderadores Roberto Motta Junior, zootecnista da Emater/PR e Sindicato Rural de Guarapuava e o engenheiro agrônomo Celso Roloff.
Informações: (42) 625-8000.

mockup