Muitas pesquisas já foram realizadas contra e a favor do consumo de ovo. No início da década de 1960, de acordo com a nutricionista Lucia Endriukaite, consultora da entidade OvosBrasil, surgiu o ''mito'' de que consumir ovos faz mal à saúde. ''O principal argumento na época era a influência negativa sobre o colesterol. Hoje sabemos que o consumo moderado do alimento não faz mal'', destaca.
Segundo a especialista, comer um ovo por dia traz grandes benefícios ao corpo. Entretanto, ela salienta que cada pessoa tem a sua particularidade. Devido a isso, é sempre importante consultar um especialista alimentar antes de qualquer dieta. ''Diabéticos e cardíacos, por exemplo, são grupos que precisam de orientação médica''. Com excessão desses cuidados, Lucia destaca que o consumo é liberado. Em sua avaliação, o ovo é um alimento equilibrado, rico em vitaminas do complexo B e também em proteínas.
''Gestantes que consomem o alimento, por exemplo, ajudam a melhorar a formação cerebral da criança'', salienta. Questionada pela FOLHA sobre a qualidade de nosso ovo, principalmente com riscos de contaminação pela salmonela, Lucia destaca que a vigilância sanitária é bem atuante, o que garante a qualidade do alimento. Entretanto, ela desaconselha o consumo do ovo cru. O ideal é ingerí-lo sempre cozido ou frito.
Além disso, a nutricionista orienta cuidados essenciais com a higiene na manipulação do produto e sempre verificar a sua procedência. Ela explica que na hora da compra o consumidor deve ficar atento à possíveis rachaduras na casca. Outra dica é verificar se o ovo está limpo e se tem algum selo de inspeção sanitária, podendo ser federal ou estadual.
Dia mundial do ovo
Foi comemorado ontem, 14 de outubro, o dia mundial do ovo. Criado em 1996 pela International Egg Commission, com sede em Londres, a comemoração é realizada toda segunda sexta-feira do mês de outubro. O objetivo da criação da data é divulgar em todo o mundo os benefícios do alimento por meio de campanhas de conscientização. Entre as ações, de entidades ligadas ao segmento, está o esclarecimento de mitos e verdades sobre o alimento. (R.M.)

Imagem ilustrativa da imagem O 'mito' do setor produtivo