O homem ainda é a melhor ferramenta
Para o produtor Luiz Ubirajara Gomes da Silva, o homem ainda é a principal ferramenta para a agricultura de precisão. Sua área faz parte do projeto piloto que vem mapeando a produtividade com equipamentos sofisticados, como o DGPS. No entanto, diz que se não estiver constantemente andando pela sua lavoura, o mapa de produtividade em nada ajuda. O mapa não me diz o porquê da baixa produtividade em uma determinada região, explica.
O produtor Richard Dijkstra também vê as novas tecnologias com um certo cuidado. O mérito do projeto está na possibilidade da fundação ter respaldo para nos repassar informações, considera. Ele espera que com essas pesquisas a fundação possa encontrar os gargalos na produção da região. Atingimos um nível de produtividade que está difícil de ser ultrapassado, lembra.
Mas Dijkstra também é enfático sobre o limite das tecnologias novas. Antes do agricultor fazer agricultura de precisão ele tem que buscar a precisão na agricultura. Respeitar a natureza e fazer as coisas na hora certa ainda é a melhor forma de aumentar a sua produtividade, conclui. (D.A)





