Prever o futuro é uma atividade de risco, mas, eventualmente, alguns acadêmicos produzem insights interessantes.

O professor J.F. Coates, renomado mestre da Universidade de Harvard, em um artigo de 1995 (Agriculture in the 21st century, publicado na revista Technological Forecasting and Social Change, 50, p.105-109 – 1995) aventurou-se a produzir um “cenário provável” para a agricultura do novo século que se aproximava.

Hoje, passados quase 30 anos, algumas de suas previsões de futuro parecem estar se confirmando.

Como exemplo, selecionamos três dessas previsões.

Em primeiro lugar, a ideia de que o produtor rural tornar-se-ia um “gestor de processos”, embasando suas atividades na busca, organização e análise de dados e informações, e dedicando a maior parte de seu tempo ao planejamento e controle das operações agrícolas.

Uma boa parte dessa previsão decorre de uma segunda proposição: o trabalho físico humano seria quase totalmente substituído pelo uso intensivo de conhecimento incorporado em novos equipamentos e instalações cada vez mais “robotizados”.

A terceira previsão, decorrente desse uso intensivo de conhecimento e da preponderância das atividades de gestão em relação ao trabalho operacional, se refere à capacitação exigida do produtor rural. Tendo em vista que o principal “insumo” do processo produtivo passa a ser o conhecimento, a capacidade de organizar e analisar dados e informações, internos e externos à propriedade rural, se torna a competência mais importante para a adequada gestão do estabelecimento agrícola.

Observando a realidade de hoje, passadas quase três décadas dessas previsões, pode-se deduzir que elas estão se confirmando, pelo menos nos setores mais tecnificados do agronegócio.

Imagem ilustrativa da imagem O Agro no Século 21: Previsões e Confirmações
| Foto: iStock

Concluindo, ao se observar o avanço das possibilidades de uso no agronegócio das novas ferramentas e conceitos que surgem na área de Tecnologia da Informação (como “internet das coisas”, “big data”, “inteligência artificial” etc) e na Microbiologia aplicada à agricultura, as previsões feitas no final do milênio passado parecem que vão se tornando realidades cada vez mais concretas.

Em resumo, o futuro chegou....

Paulo Sendin, engenheiro agrônomo, membro da governança AgoValley