NOTAS
Novo milho híbrido
O Formula é o novo milho híbrido superprecoce da Syngenta para a região sul do Brasil, lançado recentemente, em Não-me-Toque (RS). A novidade da cultivar, segundo a empresa, está em unir as características de alta produtividade com superprecocidade. O novo híbrido, ainda segundo a Syngenta, é resultado de mais de 8 anos de pesquisa, e uma criteriosa seleção no banco de germoplasma da multinacional, com a realização de testes de campo em muitas regiões produtoras do Brasil.
Tecnologia em açúcar, etanol e energia
O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), de Piracicaba (SP), está lançando um programa de cursos à distância, destinados ao aprimoramento de profissionais e à capacitação de mão-de-obra nas unidades produtoras de açúcar, etanol e energia. Inicialmente, a programação contará com sete modalidades de cursos - colheita mecanizada, corte manual; descarga, alimentação, preparo de cana e extração do caldo; geração de vapor; turbinas a vapor e balanço energético; fabricação de açúcar; e fermentação para a produção de álcool. Segundo os organizadores, os cursos serão interativos (e-learning), previamente gravados em único ambiente de Internet com o emprego de recursos multimídia. Uma biblioteca virtual de suporte aos internautas também será disponibilizada.Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] .
Dia de Campo da Fazenda Paredão
As perspectivas, desafios e fraquezas da pecuária nacional estarão em debate no 10º Dia de Campo da Fazenda Paredão, marcado para o próximo dia 26, a partir das 8 horas, na sede da fazenda, em Oriente (SP). Além do dia de campo, Nelson e Claudia Pineda realizam a 23 edição do tradicional leilão de reprodutores e matrizes Nelore P.O. Na mesa redonda do evento, um grupo de especialistas, como Ian Hill, da Agropecuária Jacarezinho; Jorge Matsuda, do Grupo Matsuda; e Marcos Fava Neves (Pensa/USP) apresentará suas análises e conclusões sobre o tema. Às 13h30 realiza-se o Leilão Novilhas Girolando e Touros Gir Leiteiro, seguido pelo Leilão Matrizes Nelore P.O, às 14:30 e Leilão Touros Nelore P.O às 16 Horas. Os leilões serão transmitidos pelo Canal do Boi. Informações: Fazenda Paredão (14) 3456-1214 e Central Leilões (18) 3622-4999.
Cebolas para dias curtos
Akamaru (junção dos caracteres vermelho e redondo, em japonês), imperatriz e shinju (pérola, em japonês) são as novas cebolas que a Seminis do Brasil acaba de lançar para a safra 2008 do Centro-Sul, iniciada em janeiro. As três cultivares têm, em comum, sabor mais suave e média pungência. A nova linha de cebolas atende ao mercado produtor nacional, que busca cultivares para condições de plantio de dias curtos (menor exigência de luz para bulbificação) e ciclos variáves entre 135 e 150 dias, dependendo das condições de solo e clima de cada região. Outra característica são os bulbos de formato arredondados e uniformes, com peso entre 180 e 220 g, atingindo mais de 60% de classificação na classe 3, que oferece melhor preço ao produtor e é o tamanho preferido pelo consumidor.





