Cláudia Barberato
De Londrina
A exposição está programada para o período de 11 a 17 de outubro e, segundo os organizadores, deverá reunir cerca de 700 animais (530 da raça simental e 170 do simbrasil), provenientes de fazendas do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Amazonas e Bahia.
Durante o evento a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) e o Núcleo de Criadores de Simental da Região de Maringá promoverão abate técnico de 30 animais entre 15 e 18 meses de idade, que já estão participando de uma prova de ganho de peso no parque agropecuário de Maringá.
Outra novidade, garantem os organizadores, será a realização de um torneio leiteiro durante a exposição nacional. Cerca de 20 animais serão ordenhados duas vezes ao dia e terão seus dados comparados. O objetivo é mostraa a dupla aptidão da raça.
De acordo com o superintendente do serviço de registro genealógico da associação, Alan Fraga, o objetivo do abate técnico e do torneio leiteiro é mostrar as qualidades da raça simental; precocidade de acabamento, carne de qualidade e produção leiteira.
Outras informações sobre a exposição em Maringá poderão ser conseguidas no núcleo regional de criadores pelo telefone: 0 (operadora) 44-228-8159.
A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil deverá encerrar o ano com o registro definitivo de 26 mil animais, entre puros de origem, puros por cruzamento e mestiços. A confirmação desse número elevará para mais de 277 mil o total de bovinos simental e simbrasil registrados desde o início do levantamento da ABCRSS, em 1962. Somente nos anos 90 a entidade já registrou 181.083 animais (1990 a 1998).
A previsão para 1999 acompanha o resultado dos dois anos anteriores, com o simental e o simbrasil entre as opções dos criadores que investem no cruzamento industrial. ‘‘A pecuária é uma atividade de resultados. É preciso fazer um planejamento exato dos investimentos, para não arcar com prejuízos. O simental e o simbrasil têm se mostrado eficientes no cruzamento com as raças zebuínas, em condições de campo e em projetos de confinamento’’, afirma Alan Fraga, superintendente técnico da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil.
Segundo ele, em 1998, a ABCRSS registrou 10.610 animais simental puros de origem. No ano anterior, foram 11.634. ‘‘O simbrasil também está em alta. Em 1997, a entidade registrou 1.630 animais e, no ano passado, 3.195, com um crescimento de 96%.’’

mockup