Mostra de tecnologia e equipamentos
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de fevereiro de 2001
Gilmar Agassi De Cascavel
Começa segunda-feira, depois de amanhã, o 13º Show Rural Coopavel 2001, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Foi montada para o evento uma área de pesquisas de 72 hectares com mais de 4.500 experimentos de agricultura e pecuária. Ao lado desses experimentos serão proferidas cerca de 150 palestras diárias, com exemplos práticos e demonstrações de tecnologias. As palestras serão apresentadas por profissionais da Coopavel, pesquisadores da Embrapa, Iapar, Emater e de empresas de insumos participantes ao evento.
Este ano o evento reúne 180 empresas expositoras, que farão lançamentos nacionais e apresentação de tecnologias a serem utilizadas pelos produtores rurais. O Show Rural Coopavel, que prossegue até dia 16, é considerado o maior evento tecnológico do Brasil, segundo Rogério Rizzardi, gerente da área técnica da Coopavel e coordenador do show.
A característica que diferencia o evento, de acordo com Rizzardi, é a de uma grande escola a céu aberto, cujo objetivo, é transmitir ao produtor rural as novas tecnologias para que ele possa melhorar a produtividade e a qualidade da sua produção agropecuária e ainda conhecer novas alternativas de diversificação para a sua propriedade. No ano passado o evento reuniu 95 mil produtores rurais de todo o Brasil e exterior.
Show de resultados Quem visitar o Show Rural este ano, garante o coordenador, poderá conhecer os resultados dos experimentos de culturas como feijão, soja, milho, algodão, entre outras. Haverá também experimentos sobre híbridos de milho, herbicidas no milho, plantio direto, adubação verde, inseticidas e fungicidas, adubação de base, adubação de cobertura, adubação foliar e na semente, tratamento de sementes, controle de plantas daninhas, tecnologias de aplicação e tipos de bicos para aplicação, manejo de pragas e doenças e variedades de soja.
Em pecuária são apresentadas tecnologias que envolvem cultivo de gramíneas, confinamento de bovinos, pecuária de corte, pecuária leiteira, ovinocultura, manejo de suinocultura, pastejo para pecuária, manejo da produção leiteira, alimentação de gado de corte, silagem e integração da lavoura com pecuária.
As alternativas apresentadas para a diversificação das propriedades rurais vão desde avicultura industrial, fruticultura, olericultura ( hortaliças), estufa para hortaliças, hidroponia, minhocultura, avicultura caseira, compostagem, ervas medicinais, inseticidas biológicos, reflorestamento, apicultura, piscicultura, culturas de subsistência (batata, mandioca e arroz), piscicultura, sistemas de irrigação, floricultura, paisagismo para propriedades rurais e sombrites.
E no setor de máquinas agrícolas serão apresentadas todas as novidades em colheitadeiras, tratores, semeadoras, pulverizadores, implementos de preparo de solo, bem como a regulagem e o uso correto de cada máquina ou implemento. Também haverá lançamentos de novos produtos.
Busca de rentabilidade De acordo com o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o Show Rural é um referencial para os produtores rurais que têm interesse em diversificar a sua propriedade. As sugestões e as orientações de tecnologias de implantação são múltiplas e visam principalmente o aproveitamento de espaços e novos rendimentos.
As parcelas experimentais do Show mostram testes de épocas diferenciadas de plantio, níveis de adubação diferentes e tratamentos com defensivos agrícolas de diversas marcas, comprovando a eficiência de cada produto.
A realização do Show Rural Coopavel foi uma decisão tomada pela diretoria da cooperativa para difundir as tecnologias modernas, única solução para a melhoria da qualidade, da produtividade e da profissionalização da agropecuária. São essas informações que vão garantir a rentabilidade na agricultura, enfatiza Grolli.