Morcegos hematófagos
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de janeiro de 2000
Morcegos hematófagos
O pesquisador Vlamir Rocha lembra que, de todas as 140 espécies encontradas no País, somente três se alimentam de sangue. Dessas, somente uma, da espécie Desmodus Rotundus, foi capturada durante as várias visitas realizadas ao Parque Nacional do Iguaçu em Foz durante o ano passado. Segundo Rocha, não há motivos para preocupação quanto a transmissão da hidrofobia (raiva), já que qualquer mamífero pode transmitir a doença.
Ele também desmistifica a ligação com as espécies gigantes, conhecidas como vampiras, encontradas na Ásia e África. Essas espécies são carnívoras e não hematófagas. Elas se alimentam de pequenos répteis e anfíbios, explica.
Somente as Américas Central e do Sul possuem morcegos que sugam sangue. Não se sabe até hoje qual a ligação desses animais com a lenda da Romênia, de onde surgiram as histórias do Conde Drácula.
Outra curiosidade sobre morcegos é a existência de uma espécie que pesca peixes. São os chamados morcegos vermelhos, que sobrevoam rios e lagos do Estado com as garras em forma de conchas para capturar pequenos alevinos.(E.D.)