Milênio termina com área menor de soja
Milênio termina com
área menor de soja
Essa é a primeira avaliação da intenção de plantio no Estado, mas a situação pode mudar, porque - ressalva Otmar Hubner, engenheiro-agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) - a soja começará a ser plantada apenas em outubro (o auge do plantio é em novembro) e ainda há tempo para algum fenômeno, como seca nos Estados Unidos, influir positivamente no ânimo dos produtores brasileiros.
A previsão inicial do Deral é de que a área de soja no Paraná cairá 1,8%, se for mantida a situação atual, de estoque mundial alto e preços em queda. Sendo confirmada aquela probabilidade, a área plantada cairá de 2.770.000 hectares na safra colhida este ano, para 2.720.000 ha. Em contrapartida o milho, cultura mais rústica, deve ter sua área aumentada em cerca de 5,9%, passando de 1.530.000 para 1.620.000 ha.
Ainda é cedo para fazer uma análise da intenção de plantio nacional. No momento, a expectativa parece ser a mesma dos lavradores paranaenses, mas a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará sua primeira estimativa de campo somente em setembro. (Jota Oliveira)





