Migrantes encontram oportunidades de trabalho
Rosimary Rodrigues de 39 anos e seu marido Isac Xavier, 37, encontraram em Marialva uma esperança de melhorar de vida. O casal chegou de Umuarama, onde trabalhava no corte de cana-de-açúcar, em 1998 com o objetivo de encontrar melhores condições de trabalho e maior renda na colheita da uva. ''Lá a vida estava ruim e resolvemos mudar de cidade para tentarmos melhorar as nossas condições financeiras'', conta o casal. A falta de empregos na região de Umuarama tem crescido muito nos últimos anos devido ao aumento da mecanização na colheita da cana.
Xavier acrescenta que a região lhe chamou a atenção pelos bons preços pagos aos que trabalham com viticultura. ''Mexer com uva é bem melhor do que cortar cana, já que o trabalho é menos pesado e remunera melhor''. Ao contrário dos mais jovens que estão saindo da atividade, Rosimary não pensa em ir para a cidade. ''Acostumei a cuidar de parreirais. É uma atividade muito gratificante e tranquila''. Ela acrescenta que quando a safra é boa, o dinheiro que recebe é suficiente para manter o sustento da casa. Mesmo assim, ela revela que sua filha caçula de 20 anos já planeja ir para a cidade para estudar engenharia.
Marcelo Sartor, de 17 anos, está no terceiro ano do Ensino Médio. O jovem, que atualmente trabalha na colheita da cana, já pensa em ir para a cidade depois que terminar os estudos. ''Se tiver um bom emprego na cidade, irei com certeza'', sublinha. Sartor acrescenta que muitos de seus colegas já foram para a cidade em busca de diversão e oportunidade de trabalho.
O produtor Odair Tiago da Silva explica que uma alternativa para manter o trabalhador na propriedade é, além de remunerar melhor, proporcionar mais conforto para o funcionário no seu dia a dia. O viticultor analisa que nos últimos cinco anos, o custo da mão de obra na região subiu 50%. Além disso, para ajudar a manter os trabalhadores na zona rural, Silva investiu em um trator, cujo objetivo é ajudar na pulverização do parreiral e diminuir o trabalho manual. (R.M.)





