Mercado da laranja mantém bons preços
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 12 de setembro de 2003
Célia Guerra<br>Reportagem Local 
Célia Guerra
Reportagem Local
A queda na safra paulista de laranja está garantindo a permanência de bons preços no mercado em todo o País, já que aquele Estado concentra a maior produção no Brasil.
Em plena colheita, que deve se estender até março de 2004, o produtor da laranja pêra está recebendo de R$ 9,00 a R$ 13,00 por caixa de 40,8 kg (peso padrão de comercialização), dependendo da qualidade da fruta.
Essa cotação é referente ao preço pago pela laranja na árvore, sem os custos de colheita e frete. Além da laranja pêra, são produzidas as variedades natal e valência.
O preço é bom, cobre os gastos de produção com sobras, mas a rentabilidade está mais baixa devido a menor oferta da laranja, informa a especialista Margarete Boteon, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq), de Piracicaba (SP).
Margarete afirma que os bons preços da laranja, tanto no mercado interno quanto na indústria, estão ocorrendo desde o ano passado, sem registros de queda.
São Paulo, segundo Margarete, é responsável por 80% da laranja produzida no Brasil. A expectativa de safra era de 350 milhões de caixas, mas a estiagem registrada no perído da primeira floração (set/out 2003) derrubou a produção para 300 milhões de caixas.
O ciclo da laranja, da floração à colheita, informa a técnica, é de nove a dez meses. A florada, que não vingou atrasou também o início da colheita.
A maior parte da produção de laranja (80%) vai para a indústria de suco concentrado. O mercado internacional leva 98% da produção da indústria nacional. Temos uma cadeia produtiva especialista em exportação, informa a técnica do Cepea.
A venda da fruta in natura, segundo Margarete, não chega a 1% da produção. Mesmo assim, essa laranja é a de melhor qualidade, onde além do suco e da doçura, é preciso também aparência saudável, casca bem formada.
Para a indústria a casca não tem peso. O que importa é um equilíbrio entre o açúcar e a acidez do suco. O fruto precisa ter tamanho médio - duzentos e quarenta caixas de laranja devem render uma tonelada de suco.
Para quem quer entrar no negócio, Margarete avisa que a laranja é uma boa opção para regiões próximas da indústria ou do mercado consumidor. Ela não aconselha o investimento em áreas próximas às regiões com ocorrência de cancro cítrico ou de pouca água.


