Tecnologia criada pelo médico radiologista Nori Mikami permite o cultivo de hortaliças em pequenos espaço de casas, apartamentos e restaurantes
Tecnologia criada pelo médico radiologista Nori Mikami permite o cultivo de hortaliças em pequenos espaço de casas, apartamentos e restaurantes | Foto: Gina Mardones


Médico radiologista, filho de produtores rurais e preocupado com a alimentação das pessoas. Componentes que fizeram Nori Mikami deixar um pouco o consultório de lado e desenvolver uma startup com foco na hidroponia indoor, com iluminação de LED de baixo consumo de energia e perfis NFT (técnica de cultivo em soluções nutritivas), ideal para casas, apartamentos e restaurantes.

Mikami que atualmente mora em São Paulo, mas tem a família em Londrina, iniciou a Homeponic em fevereiro deste ano. A ideia surgiu depois que seu pai vendeu a propriedade e foi morar na cidade, mas não abandonou o cultivo da própria horta na laje de casa. "Aquilo me chamou a atenção, porque ele se alimentava muito bem."

Ano passado, o médico foi a passeio para o Japão e participou de uma feira de alimentos. O país oriental possui sistemas de hidroponia bem desenvolvidos, incluindo fazendas urbanas. "A partir dali fiz o 'link' da minha origem no campo e a necessidade das pessoas que moram em grandes cidades em buscar produzir alguns produtos saudáveis em casa. Muitas vezes elas não têm disponibilidade de espaço e luz solar e a hidroponia se encaixa muito bem nesse perfil."

Ele relata que as experiências que tem feito com a hidroponia indoor têm chamado muito a atenção nas redes sociais. Agora, a startup está na fase de criação de design com o intuito da peça ter um apelo estético - se tornar uma peça de decoração - e atrair mais os produtores urbanos. "É uma estrutura com reservatório e bomba submersa. A alimentação (das mudas) acontece via solução nutritiva pelos perfis com as plantas posicionadas, tudo num sistema fechado."

Além de oferecer o sistema e as mudas, o médico também acredita que a sua empresa possa também oferecer a capacitação das pessoas e uma assessoria, caso não haja interesse do cliente ficar cuidado diariamente da produção. "Acredito que o sistema possa sair em torno de R$ 4 mil a R$ 5 mil até ganhar escala de produção." (V.L.)