O manejo das codornas inclui a alimentação, desinfecção da granja, coleta dos ovos. A ração é preparada no local e as aves são alimentadas quatro vezes ao dia. Cada gaiola de 1m X 40cm abriga cerca de 40 aves.
  A comercialização da produção o criador Edson Miyoshi deixa a cargo de um cunhado que cuida de uma renomada granja de ovos de galinha da região. A coleta dos ovos é diária – de manhã e à tarde. Depois, os ovos são classificados por tamanho e coloração e embalados em caixas com capacidade para 30 ovos. O preço médio do produto é de R$ 0,38 a dúzia.
  No período de postura, o estresse da ave interfere na qualidade dos ovos. Eles podem vir brancos (sem a pigmentação característica da raça) ou até mesmo sem casca – envoltos apenas numa película.
  Além dos ovos e das codornas de descarte, Miyoshi comercializa o esterco das aves, que é retirado a cada seis meses. ‘‘A criação dá um bom valor agregado’’, resume.
  Na criação das codornas Miyoshi conta com auxílo de famíliares e mais 15 pessoas, divididas entre o manejo das aves e a classificação e embalagem dos ovos. (C.G)

mockup