Manejo correto evita compactação
Além da falta de sementes, outro problema apontado pelos produtores rurais que praticam o plantio direto é a possibilidade de compactação do solo. Nos dias-de-campo realizados pelo Iapar na região lindeira, pesquisadores ensinaram que o problema pode ser evitado através da boa rotação de culturas. Segundo eles, não adianta apenas deixar a palhada no solo, é preciso variar as espécies cultivadas, seguindo uma sequência recomendada pela assistência técnica.
Algumas plantas de cobertura, como o nabo forrageiro pivotante, o feijão guandú e o tremoço, possuem propriedades que impedem ou eliminam a compactação. ''Por isso, essas espécies devem entrar na rotação'', recomendou o pesquisador Ademir Calegari.
Para ele, problemas como a compactação ou o aumento de plantas invasoras (outra reclamação dos produtores) podem ser evitados através da prática correta do sistema, o que inclui não revolvimento do solo, rotação de culturas e planejamento das atividades a serem desenvolvidas na propriedade. Nos campos experimentais, Calegari garante que a estrutura e a fertilidade do solo foram melhoradas após a mudança para o plantio direto, diminuindo a necessidade de adubação.
Nos cursos e dias-de-campo, os pesquisadores também divulgaram as possibilidades de integração da adubação verde com a pecuária. Segundo o pesquisador José Pedro Garcia Sá, o manejo correto de espécies como a aveia, por exemplo, possibilitam utilizar a planta como alimento para o gado sem prejudicar a produção da palhada.
De acordo com Sá, o segredo é permitir que o gado se alimente da cobertura apenas na fase inicial do desenvolvimento. ''Após a rebrota, é preciso tirar o gado da área para que as plantas cresçam '', explicou. (C.A)





