Para este ano o Iapar prepara o lançamento de mais uma variedade de café, o IPR 99. O evento está marcado para a próxima quarta-feira, dia 15 de junho. A variedade se diferencia pelo porte pequeno da árvore, aliado ao alto vigor vegetativo e a maturação semi-tardia. Segundo o pesquisador Tumoru Sera, a característica de maturação do IPR 99, permitirá melhorar o sistema de escalonamento da colheita com as cultivares já em desenvolvimento, como o Iapar 59 e o IPR 98 (lançado no ano passado).
A planta de frutos amarelados, tem maturação mais uniforme, garantindo uma qualidade especial de bebida. O IPR 99 tem resistência moderada à ferrugem e rusticidade fitossanitária. Outra vantagem da cultivar está na maior resistência às mudanças climáticas. ''Mesmo tendo uma maturação mais tardia, a planta suporta melhor os extremos térmicos (secas e geadas)'', destaca.
Entre as vantagens do escalonamento de colheita, Tumoru Sera cita: 1)colher frutos no ponto ideal e obter cafés de melhor qualidade; 2) economia com mão-de-obra; 3) otimização da infra-estrutura da propriedade. (C.G.)

mockup