Mais milho no mercado
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de março de 2013
Victor Lopes<br>Reportagem Local 
Não é apenas a soja paranaense que está mostrando boa produtividade nesta safra de verão. O milho apesar da área plantada bem inferior a oleaginosa também está auxiliando para que o Estado atinja a aguardada safra recorde de grãos este ano. Do montante de 22,53 milhões de toneladas esperados para a primeira safra 2012/13, 30,3% é da produção do cereal. Dados do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Deral/Seab) apontam que a safra de milho deve fechar 6,84 milhões de toneladas, volume 4% acima da produção de 2012, quando fechou em 6,6 milhões. O ritmo de colheita, porém, é mais lento do que no ano passado. Até esta semana, 41% de toda a área havia sido colhida, contra 47% no mesmo período anterior.
O último recorde de produção durante a safra de verão foi no ano agrícola 2010/11, quando foram colhidas 22,2 milhões de toneladas. Para este ano, a expectativa do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, é que a safra total de grãos resulte em uma colheita de 37 milhões de toneladas, considerando o plantio da primeira safra, da segunda safra e da safra de inverno. "O Deral ainda não soltou os dados sobre algumas culturas de inverno, como a cevada, centeio, aveia e canola. A estimativa real é de 34,4 milhões (de toneladas), mas com essas culturas poderemos atingir 37 milhões", explica a engenheira agrônoma do Deral, Juliana Tieme Yagushi.
Em relação a área plantada do milho, houve redução natural do cultivo de verão. Na safra 2011/12, a área foi de 975,7 mil hectares(ha). Já este ano, caiu para 844,5 mil ha, redução de 13,4%. De acordo com Juliana , "a queda da área é justificada pela busca dos produtores pelos melhores preços da soja". Mesmo com a redução, a produtividade acabou puxando o percentual de crescimento do milho: o salto foi de 6.870 kg/ha no ano passado para 8.201 kg/ha este ano. "A produtividade foi menor na safra passada devido à estiagem no período. Neste ano, voltamos ao patamar natural de produtividade."
Já no que diz respeito ao ritmo da colheita, a técnica do Deral explica que em função das chuvas ocorridas no início de fevereiro, o produtor optou por colher primeiramente a soja. Isso porque a cultura do milho é vista como mais resistente, podendo permanecer por mais tempo na lavoura. "As chuvas agora diminuíram, mas se o clima estivesse favorável, certamente a colheita do cereal estaria adiantada", explica a especialista.
Por fim, nesta safra o produtor optou por antecipar a venda do grão para aproveitar os bons preços no mercado internacional. Cerca de 21% da safra 2012/13 foi vendida, contra 18% comercializada antecipadamente na média das últimas três safras. "No ano passado, porém, o volume de vendas neste período era de 27%. De certa forma, quem vendeu antecipado em 2012 ficou um pouco frustrado, já que na sequência houve a quebra da safra americana e os preços acabaram disparando."
Para Juliana, o produtor está mais cauteloso em relação à comercialização desta safra, esperando os números dos Estados Unidos, Argentina e outros países da América do Sul. "É interessante esperar para ver como serão as exportações e o consumo no mercado interno", complementa ela.


