Imagem ilustrativa da imagem LIMÃO CRAVO OU LIMÃO ROSA?
| Foto: Marco Jacobsen

Talvez, você conheça o saboroso fruto cítrico limão cravo (citrus limonia ) por outro nome. Ocorre que, dependendo da região do Brasil, ele pode apresentar diferentes nomes: limão-caipira, limão-rosa, limão-cavalo, limão-égua, limão-francês, limão-capeta, limão-china, limão-vinagre e limão tambaqui, conforme informação na internet.

O limoeiro cravo é espinhento, apresenta folhas de um bonito verde escuro, flores pequenas muito cheirosas e seu porte chega a alcançar alturas entre 5 e 6 metros. A fruta desse limoeiro - que nós chamamos de limão rosa - apresenta forma arredondada e um pouco achatada em cima e embaixo. Sua casca não é lisinha, o que lhe concede uma aparência grosseira. Mas sua coloração, quando verde, é verde escura.

Já quando madura, essa fruta apresenta casca alaranjada que, dependendo do tamanho, faz com que tenha parecença com uma laranja.

Dizem meus amigos, que são agricultores e conhecedores da variedade, que o limão rosa é resultado do cruzamento do limão com a tangerina. Ou seja, é um híbrido criado a partir de duas espécies do gênero dos cítricos. Afirmam eles, ainda, que as manchas marrons que os frutos apresentam em suas cascas devem-se ao ataque de fungos e outras doenças. Mas asseguram que isso não prejudica o homem.

E, embora muita gente não dê o devido valor a essa fruta, ela nos fornece um suco muito saboroso, o ácido ascórbico e a vitamina C, além de ser largamente utilizado como tempero em saladas, nas marinadas de peixes, carneiros, mariscos, etc. Apesar de todas suas benesses, o limão rosa não apresenta muitos atrativos se comparado aos demais limões.

Temos o limão siciliano, que é chamado de limão verdadeiro, enquanto que os limões taiti, galego e rosa são chamados de limas ácidas. No Brasil, eles são muito utilizados, também, para fazer a Caipirinha, bebida muito apreciada pelos brasileiros e por turistas. De forma que os limões nos servem de inúmeras formas: na alimentação, na perfumaria, nos materiais de limpeza, na ciência, etc.

Aprecio muito o suco do limão rosa. Mas meu neto aprecia muito mais e, em apenas um dia, fez suco desse limão dez vezes, tamanho é o seu gosto pelo sabor dessa variedade.

Então, se você encontrar limão cravo/rosa por aí, faça uma gostosa limonada e... adoce sua vida.

Marina Irene Beatriz Polonio é leitora da Folha