|
  • Bitcoin 150.538
  • Dólar 4,9314
  • Euro 5,2113
Londrina

Folha Rural

m de leitura Atualizado em 07/04/2022, 17:13

LIMÃO CRAVO OU LIMÃO ROSA?

Se você encontrar limão cravo/rosa por aí, faça uma gostosa limonada e adoce sua vida

PUBLICAÇÃO
sábado, 09 de abril de 2022

Marina Irene Beatriz Polonio
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem LIMÃO CRAVO OU LIMÃO ROSA? Imagem ilustrativa da imagem LIMÃO CRAVO OU LIMÃO ROSA?
|  Foto: Marco Jacobsen
 

Talvez, você conheça o saboroso fruto cítrico limão cravo (citrus limonia ) por outro nome. Ocorre que, dependendo da região do Brasil, ele pode apresentar diferentes nomes: limão-caipira, limão-rosa, limão-cavalo, limão-égua, limão-francês, limão-capeta, limão-china, limão-vinagre e limão tambaqui, conforme informação na internet.  

O limoeiro cravo é espinhento, apresenta folhas de um bonito verde escuro, flores pequenas muito cheirosas e seu porte chega a alcançar alturas entre 5 e 6 metros.  A fruta desse limoeiro - que nós chamamos de limão rosa - apresenta forma arredondada e um pouco achatada em cima e embaixo. Sua casca não é lisinha, o que lhe concede uma aparência grosseira. Mas sua coloração, quando verde, é verde escura.

Já quando madura, essa fruta apresenta casca alaranjada que, dependendo do tamanho, faz com que tenha parecença com uma laranja.  

Dizem meus amigos, que são agricultores e conhecedores da variedade, que o limão rosa é resultado do cruzamento do limão com a tangerina. Ou seja, é um híbrido criado a partir de duas espécies do gênero dos cítricos.  Afirmam eles, ainda, que as manchas marrons que os frutos apresentam em suas cascas devem-se ao ataque de fungos e outras doenças. Mas asseguram que isso não prejudica o homem.  

E, embora muita gente não dê o devido valor a essa fruta, ela nos fornece um suco muito saboroso, o ácido ascórbico e a vitamina C, além de ser largamente utilizado como tempero em saladas, nas marinadas de peixes, carneiros, mariscos, etc.  Apesar de todas suas benesses, o limão rosa não apresenta muitos atrativos se comparado aos demais limões.

Temos o limão siciliano, que é chamado de limão verdadeiro, enquanto que os limões taiti, galego e rosa são chamados de limas ácidas.  No Brasil, eles são muito utilizados, também, para fazer a Caipirinha, bebida muito apreciada pelos brasileiros e por turistas.  De forma que os limões nos servem de inúmeras formas: na alimentação, na perfumaria, nos materiais de limpeza, na ciência, etc.  

Aprecio muito o suco do limão rosa. Mas meu neto aprecia muito mais e, em apenas um dia, fez suco desse limão dez vezes, tamanho é o seu gosto pelo sabor dessa variedade.  

Então, se você encontrar limão cravo/rosa por aí, faça uma gostosa limonada e... adoce sua vida.

Marina Irene Beatriz Polonio é leitora da Folha