Daniel Steidle com Luly Turquino: tornar a fazenda um local de educação ambiental atende ao desejo do avô em retribuir ao Brasil o que a família aqui recebeu
Daniel Steidle com Luly Turquino: tornar a fazenda um local de educação ambiental atende ao desejo do avô em retribuir ao Brasil o que a família aqui recebeu | Foto: Reprodução



Em 1936, o alemão Hans Kirchheim e a esposa vieram para o Brasil. Na Alemanha, eles não podiam se casar, pois ele era judeu e ela não. Casaram-se na Inglaterra e em seguida vieram desbravar as matas brasileiras. Nas terras do Paraná iniciaram a Fazenda Bimini, uma das mais antigas de Rolândia e considerada um importante local de educação e conscientização ambiental não formal. É esta a história que Luly Turquino apresenta no programa Multi Agro deste domingo (9).

No mesmo ano em que chegou ao Brasil, Kirchheim escreveu uma carta para a família que ficara na Alemanha. Ele dizia que a terra vermelha do Norte do Paraná tinha "sem dúvida uma grande e variada fertilidade". Daniel Steidle, neto de Hans, conta que os avós começaram derrubando a floresta, colocando fogo e vivendo com pequenas plantações, como o feijão, arroz, mandioca e mais tarde o café.

Uma das grandes preocupações listadas por Kirchheim na carta era a estabilidade. "... a nível de Brasil, atingir uma certa segurança, isso leva anos até que a luta pelo pão de cada dia deixe de ser a principal ocupação", explicava ele aos parentes. A segurança financeira veio com o café. Nessa época a Bimini chegou a ter 45 funcionários. Depois da geada em 1975, o café deixou de ser cultivado na propriedade.

Atualmente, Steidle e a mãe Ruth cuidam da fazenda. São cultivados grãos, como o centeio, e diversas espécies de árvores utilizadas em pesquisas da Embrapa Floresta. Ele também está estudando como fazer consórcios entre a agricultura e a floresta. Além disso, os herdeiros criaram um museu na propriedade para contar a história do local. Lá estão diversas fotos tiradas pela avó de Steidle e artes que retratam o trabalho com o café.
Outra atividade desenvolvida na Fazenda Bimini é o turismo pedagógico. Escolas e universitários visitam a propriedade para se aproximar da natureza e também conhecer a história da fazenda. A ideia de criar essa vivência para os alunos veio do próprio Kirchheim.

Steidle lembra que o avô sempre dizia que o Brasil deu muito para a família e que tinham, então, de dar algo em troca. Em 1968, Kirchheim fundou uma escola baseada em humanismo, onde os pais se envolviam muito. "E ele sempre falava para a gente: 'um dia vocês vão herdar essa fazenda. Vocês não fizeram nada por ela. Por favor, continuem esse tipo de trabalho de atender grupos, escolas... Repartam o espaço com essas pessoas'", lembra.

No dia em que a equipe da Multi TV esteve na fazenda uma escola municipal de Londrina estava visitava o local. "Nós trabalhamos as questões sobre ecologia, meio ambiente, educação ambiental. Desenvolvemos várias atividades na escola que culminaram com a visita à fazenda", conta a professora Luciana Ramos. De acordo com ela, a aprendizagem nesse caso é muito mais significativa, porque aproxima os alunos do que foi estudado.

As visitas à Fazenda Bimini devem ser agendadas com o Daniel Steidle ou com Ruth Steidle. Grupos de interessados, mesmo que não sejam escolares, também podem visitar o local.

O Multi Agro vai ao ar no neste domingo às 8h na Multi TV (canal 20 e 520 da NET) e tem reprises diárias.