Apesar de o plantar e colher serem atividades essencialmente práticas, o mundo virtual tem ganhado cada vez mais espaço para a solução de problemas. Não à toa, a inovação tecnológica no agronegócio é uma realidade e seus resultados já são visíveis.

Durante o evento “Cooperlíder Jovem | Ideathon – Juventude: Inovação e Conexão”, a Integrada Cooperativa Agroindustrial apresentou aos jovens cooperativistas um espaço no metaverso - que é um ambiente virtual compartilhado e imersivo. A proposta foi conectar os participantes e buscar ideias inovadoras para a solução de problemas.

No Cooperlíder Jovem, os participantes  tiveram contato com um problema do dia a dia e pensaram em soluções
No Cooperlíder Jovem, os participantes tiveram contato com um problema do dia a dia e pensaram em soluções | Foto: Carlos Souza

Uma das cooperadas que vestiu os óculos de realidade virtual e circulou pelo espaço foi Ana Carolina Cocatto, 25, que veio de Rolândia para participar do evento. Ela conta que a experiência foi única, dando uma perspectiva de toda a cooperativa.

LEIA MAIS:

- Agricultura, uma atividade marcada por conquistas e desafios

- No dia a dia do campo, as competências e habilidades fazem diferença

- Horta comunitária é alternativa para agricultura em área urbana

“É muito interessante porque ali, no metaverso, é como se a gente estivesse conhecendo a cooperativa inteira. Tem os colaboradores e tudo é virtual. É como se estivéssemos em um mundo à parte”, diz Cocatto, pontuando que o agro anda lado a lado com a tecnologia.

Ana Carolina Cocatto, de Rolândia
Ana Carolina Cocatto, de Rolândia | Foto: Douglas Kuspiosz

A rolandense ressalta que o evento é importante para construir novos relacionamentos e que os jovens cooperativistas podem levar as inovações para dentro da propriedade. “Isso começa por nós”.

O superintendente-geral da Integrada, Haroldo Polizel, explica que o intuito é conectar o público com o metaverso e mostrar que essas experiências estão próximas do campo.

“Mesmo no campo nós podemos ter contato com essas ferramentas e ter aí a oportunidade de buscar novas maneiras de interagir no mercado do agronegócio”, citando que a realidade virtual permite participar de eventos, conhecer novas tecnologias e dialogar com técnicos para resolver problemas do “mundo real”. “As soluções são para o mundo prático, essa é a ideia. É você procurar novos meios para continuar produzindo alimentos sustentáveis para todo o planeta.”

Imagem ilustrativa da imagem Jovens cooperativistas usam metaverso para buscar soluções inovadoras
| Foto: Carlos Souza/Divulgação

A head de Inovação do hub Cocriagro, Tatiana Fiuza, destaca que o evento proporciona uma experiência única para os jovens, que tiveram contato com um problema do dia a dia e pensaram em soluções. A proposta foi adaptar a metodologia “zero to hero”, onde os participantes selecionam um tema, definem o problema ligado ao cooperativismo e desenvolvem uma solução.

“Temos três frentes de atuação: a experiência com o metaverso, o jovem conseguir olhar para o problema e desenvolver soluções e trabalhar com o cooperativismo”, diz Fiuza, acrescentando que as ideias criadas no evento dialogam com o mundo virtual e real, e passaram pela avaliação de uma banca.

“Nosso grande trabalho [no hub Cocriagro] é de conexão de startups e institutos de pesquisa com produtores, empresas e cooperativas. Toda vez que recebemos um desafio de inovação, pensamos em uma metodologia própria para o segmento”, completa.

Treinamento, novos produtos e segurança do trabalho

A experiência no metaverso levada para o Cooperlíder Jovem foi desenvolvida pela startup XSpaces, que faz parte do hub de inovação. O fundador e CEO da empresa, Ricardo Matiello, explica que essa tecnologia pode ser aplicada no treinamento de colaboradores, lançamento de novos produtos, reuniões e ações voltadas à segurança do trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Jovens cooperativistas usam metaverso para buscar soluções inovadoras
| Foto: Carlos Souza/Divulgação

“Você não pode levar um implemento agrícola para todos os lugares, mas com a realidade virtual pode ter a sensação de estar de frente com esse equipamento”, exemplifica.

O acesso ao espaço pode ser feito por um computador ou um tablet, mas os óculos de realidade virtual oferecem uma imersão única. Segundo Matiello, isso muda a sensação e a percepção para o usuário.

“Como é uma tecnologia emergente, não é que pouca gente tem acesso, mas precisa ter a audácia de se lançar na frente. E a Integrada teve a audácia de se lançar na frente do mercado construindo a sua versão digital”, ressalta.

A cooperada Catarina Contin Gallerani, 31, de Cornélio Procópio, teve seu primeiro contato com a tecnologia durante o evento, e diz que “o metaverso traz muita facilidade”, já que você pode estar presente em um ambiente que, fisicamente, seria impossível.

O hub Cocriagro trabalha na conexão de startups e institutos de pesquisa com produtores, empresas e cooperativas
O hub Cocriagro trabalha na conexão de startups e institutos de pesquisa com produtores, empresas e cooperativas | Foto: Carlos Souza/Divulgação

“É mais imersivo que apenas um vídeo, uma transmissão ao vivo, então você consegue ter uma experiência maior, absorver mais”, apontando que isso não vai substituir a “semente no chão”. “Mas toda a negociação, o aprendizado, as coisas novas que vão chegando através dele [do espaço virtual], você consegue absorver mais rápido.”

Novas gerações

O superintendente da Integrada aponta que existe uma preocupação com a sucessão no campo, e que é importante levar o jovem a refletir sobre a importância do agro no mundo e do negócio familiar, e de como ele pode se preparar para assumir esse protagonismo.

“Preparando melhor o jovem para assumir a propriedade da família, para assumir a gestão da cooperativa que eles farão parte. É um foco na sucessão no campo, na atividade da família e na governança da cooperativa”, diz.

Ana Carolina Cocatto
Ana Carolina Cocatto | Foto: Douglas Kuspiosz

E é natural que essa discussão ocorra em Londrina, uma vez que a cidade tem se destacado por seu ecossistema de inovação no campo. São várias empresas, instituições de pesquisa e cooperativas buscando soluções para o meio rural.

Polizel também destaca que o metaverso pode impactar na maneira como os produtos são comercializados e como a produção é feita, apresentando, por exemplo, as boas práticas mantidas pelos agricultores brasileiros.

Catarina Contin Gallerani, de Cornélio Procópio
Catarina Contin Gallerani, de Cornélio Procópio | Foto: Douglas Kuspiosz

“Você pode, através do metaverso, dar oportunidade para que uma pessoa do outro lado do mundo conheça a sua fazenda, suas boas práticas. É uma oportunidade enorme e tem muita coisa para acontecer nesta ferramenta”, completa.

EVENTO

O “Cooperlíder Jovem | Ideathon – Juventude: Inovação e Conexão” foi realizado na quinta (27) e sexta-feira (28) pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, em Londrina. O encontro reuniu cerca de 400 participantes, unindo 28 cooperativas do Paraná.