Jardim Medicinal - Maximo Ghirello (*)
Não se discute a importância do jardim medicinal. Antes de implantar um em seu quintal, pense no objetivo final da idéia e no papel de cada planta.
Comumente nos curso que ministro, me deparo com perguntas sobre como usufruir o jardim na sua fase adulta.
A vida precoce de algumas espécies, a falta de familiaridade na manipulação dos chás, a quantidade demasiada de folhagens de outras espécies, leva as pessoas ao desinteresse de como obter benefícios do jardim de ervas.
Portanto, o jardim deve ser pensado. O projeto de elaboração deve ter clareza, levando em conta os anseios e objetivos dos moradores.
Deve-se ter cuidado especial na escolha da área de plantio. Essas plantas necessitam ser instaladas a pleno sol, com uma incidência solar no mínimo de três horas diárias, na parte da manhã ou ao entardecer. Recomendo a área leste, por ser uma área associada à saúde e bem estar da família, segundo os preceitos da medicina chinesa.
A nutrição dos canteiros pode ser obtida com um preparado feito em uma mistura de partes iguais de húmus, esterco terra de boa qualidade e areia grossa. Esta mistura deve ser inserida nos canteiros com uma profundidade mínima de 30 cm podendo atingir 45 cm a bordadura dos canteiros pode ser de madeira ou tijolos.
O passeio entre os canteiros pode ser um gramado, tijolos ou pedriscos.
As mudas devem ser adquiridas em um viveiro saudável, de produção orgânica, de forma a evitar mudas com agrotóxicos. As regas são diárias, logo pela manhã ou no final da tarde. Há que se considerar a diversidade de famílias na escolha das espécies.
O número mínimo na composição de um jardim são 20 espécies podendo atingir com o tempo 80 espécies diferentes.
Em breve estarei sugerindo uma lista de 20 espécies e canteiros na dimensão suficiente para o interessado obter uma colheita satisfatória de ramalhetes e folhagens, para a confecção de chás, banhos, tinturas e culinária.
Partindo dessa dimensão mínima na implantação dos canteiros e seguindo as regras que mencionamos acima o morador poderá usufruir o seu jardim de forma integral. Porém, antes de se projetar os canteiros, observar a disposição das ervas nos mesmo.
Há ervas que invadem o espaço aéreo de plantas vizinhas, causando danos: são elas: manjericão comum, alecrim, capim-limão, a lipia-alba. A hortelã na sua fase adulta costuma invadir o espaço subterrâneo. Após o 4º mês, retirar o excesso de raízes do seu canteiro; caso contrario o canteiro interrompe a produção.
A camomila, o coentro são ervas anuais; sua duração é de 6 meses, após este período estas ervas devem ser retiradas do local de plantio.
(*) O autor é especialista em plantas medicinais e idealizador do Herbarium Maximiliano (Campinas/SP). Tel: (019) 3258-4741- 910-32202
e-mail - [email protected]





