Termina no próximo dia 30 de setembro o prazo para inscrição no 12° Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011 –, evento que tem como objetivo premiar os cafeicultores pela excelência de seus grãos, promover e divulgar a alta qualidade dos cafés especiais brasileiros no mercado internacional.

A participação é aberta a todos os produtores brasileiros da variedade arábica da safra 2011. Interessados em concorrer devem fazer o registro pelo site da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Pela primeira vez, os julgamentos da fase internacional serão realizados no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, entre 14 e 18 de novembro. A cerimônia de premiação acontecerá na noite do dia 18, durante a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé 2011), em Jacarezinho (Norte Pioneiro).

As etapas anteriores (recebimento das amostras, pré-seleção e fase nacional) serão realizadas no Centro de Excelência do Café do Sul de Minas Gerais (CEC–Sul de Minas), no município de Machado.

Os produtores campeões têm como prêmio a venda de seus lotes no exclusivo leilão Cup of Excellence, disputado, via internet, por inúmeras torrefadoras e casas de café, principalmente da América do Norte, Europa e Ásia. O leilão acontece em 18 de janeiro de 2012, com o pagamento aos cafeicultores sendo efetuado em 19 de março do ano que vem.

mockup