A inovação na produção de proteína animal é a tônica do Inovameat Toledo. Sorvete de tilápia, carne baseada em plantas e novas tecnologias para garantir o bem estar animal são alguns destaques do evento, que entra neste ano na sua segunda edição.

“O evento conta com palestras, painéis e minicursos sobre toda a cadeia da proteína animal – bovina de corte e leiteira, suína, de aves e peixes, trazendo especialistas de cada setor”, resume Diego Bonaldo, secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo.

Sorvete de tilápia é produto da tese de doutorado da pesquisadora Ana Maria da Silva
Sorvete de tilápia é produto da tese de doutorado da pesquisadora Ana Maria da Silva | Foto: Arquivo pessoal

Uma das inovações será o sorvete de tilápia, exposta pela segunda vez no evento. A ideia de produzir a iguaria partiu da pesquisadora Ana Maria da Silva, engenheira de pesca doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável na Unioeste em Marechal Cândido Rondon (PR).

Ela explica que a proteína da tilápia é adicionada aos sorvetes de massa de morango ou de baunilha, por exemplo. Ao todo, já foram produzidos sete sabores diferentes.

Sorvete de tilápia
Sorvete de tilápia | Foto: divulgação

“Não é possível explicar mais sobre o processo de fabricação, pois [o sorvete de tilápia] faz parte de minha tese de doutorado”, diz. Em processo de patente, o sorvete não está à venda, no momento só está presente em apresentações.

O EVENTO

O Inovameat conta com cerca de 40 expositores neste ano. Até o momento, são 15 palestras/painéis e seis minicursos confirmados na programação principal. A expectativa dos organizadores é de receber dois mil visitantes.

O engenheiro agrônomo especialista em gestão rural Lucas Dierings será um dos palestrantes desta edição do evento, apresentando o tema avicultura digital. Ele pretende mostrar as tecnologias de monitoramento remoto das granjas de aves de corte.

“Hoje é possível acompanhar tudo de uma maneira digital em tempo real, como a performance dos equipamentos, o peso do frango, o consumo de ração, de água, de gás utilizado no aquecimento”, detalha.

O palestrante Lucas Dierings apresentará o tema avicultura digital
O palestrante Lucas Dierings apresentará o tema avicultura digital | Foto: Arquivo pessoal

O especialista destaca que um aviário de grande porte com tecnologia de ponta requer hoje um investimento a partir de R$ 2 milhões.

“As suposições para quem investe esse montante são coisas do passado. A tecnologia vem trazer informação ao produtor rural para que ele consiga tomar a melhor decisão e, com isso, obter o retorno do investimento em menor prazo”, acrescenta.

O especialista reforça, no entanto, que de nada adianta o investimento pesado em tecnologia se o produtor não fizer uma gestão financeira eficiente da propriedade, aspecto que também será abordado na palestra.

NOVIDADES EM PESQUISA

Uma das novidades neste ano será o Inovameat Conecta, braço do evento que trará os ativos de pesquisadores vinculados à proteína animal para utilização imediata dentro das cadeias de produção.

O objetivo é integrar pesquisadores e geradores de tecnologias a empresas do agronegócio, empreendedores e investidores. Participam das apresentações cinco unidades da Embrapa, startups via Sebrae, além de parques tecnológicos e universidades.

“A Embrapa tem uma série de pesquisas que estão prontas para virar produtos, como por exemplo a obtenção de colágeno de tilápia”, explica Renato Tratch, diretor executivo da Funtec (Fundação de Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo) e organizador do Inovameat Conecta.

Além disso, pesquisadores e alunos das universidades e instituições de ensino vão apresentar pesquisas em estágio inicial, que podem ser desenvolvidas e aproveitadas por outros membros do ecossistema de produção de proteína animal.

Primeira edição do Inovameat Toledo; organizadores esperam 2 mil visitantes neste ano
Primeira edição do Inovameat Toledo; organizadores esperam 2 mil visitantes neste ano | Foto: Divulgação

O Startup Sebrae Conecta completa a programação, com apresentações das startups e de seus programas de estímulo ao desenvolvimento de inovações, mostrando as propostas tecnológicas desenvolvidas. “Nosso objetivo é conectar todos os membros da cadeia da proteína animal interessados em inovação”, acrescenta Tratch.

SERVIÇO

O Inovameat Toledo será realizado de 11 a 13 de abril, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo (PR).

As inscrições são gratuitas. Para se inscrever ou acessar a programação completa, basta acessar inovameat.com.br