Cristina Côrtes
De Londrina
Não é muito difícil para qualquer produtor, observando o desenvolvimento das plantas, sentir que as condições do solo estão desiquilibradas, mas o que dificulta muitas vezes uma tomada de decisão é saber qual nutriente está faltando em determinada área.
Para auxiliar produtores e técnicos que estão distantes de centros de pesquisa e universidades, onde teriam acesso a maiores informações, o especialista em fertilidade de solos, Itamar Pereira de Oliveira, da Embrapa- Arroz e Feijão, divulga uma boa opção que é recorrrer ao uso de ‘‘plantas indicadoras’’ de deficiência nutricional. Segundo Itamar, o milho, o girassol e o fumo são ótimos para acusar pequenas carências de fósforo, nitrogênio e boro no solo.
RecuperaçãoO pesquisador explica que é comum no meio de lavouras surgiram plantas de outras espécies que são vistas como invasoras, mas dependendo do caso elas podem ajudar o produtor a identificar problemas e recuperar as deficiências a tempo de não prejudicar a lavoura principal.
Como exemplo, Itamar cita o milho que às vezes surge no meio da soja. Observando a aparência deste milho o técnico ou produtor pode saber o que está faltando no solo. ‘‘Quando o milho apresentar um aspecto arroxeado nas folhas a deficiência é de fósforo, e quando apresenta uma vermelhidão na cana do milho, a carência é de nitrogênio’’, informa Itamar.
Este exemplo funciona para plantio de soja, feijão ou qualquer outra lavoura, No caso do feijão, basta o produtor semear junto algumas dezenas de sementes milho. ‘‘A produção de feijão é afetada por qualquer leve deficiência de fósforo, embora, aparentemente as plantas não apresentem nenhuma modificação’’, comenta Itamar. E esta deficiência torna-se grave, ‘‘pois o agricultor só percebe o problema na hora da colheita, quando a produtividade já estiver comprometida’’, completa.
Mas, a partir da constatação através do milho de que o solo está com determinada deficiência, o produtor pode fazer uma adubação de cobertura, repondo a tempo a falta desse nutriente.
Acidez‘‘No primeiro caso, isso é diagnosticado, observando-se a redução de crescimento da planta, o que pode mostrar que o solo não foi devidamente corrigido. Já no segundo caso, o pesquisador afirma que o girassol apresenta enrugamento e morte de broto terminal.
O fumo funciona também como ótima indicadora de deficiêncioa de boro. Caso haja no solo a falta desse elemento químico, a planta de fumo mostra desde cedo as ponteiras enrugadas e contorcidas.
Outra carência que o solo pode apresentar e que o produtor não dá muita importância é com relação ao enxofre. ‘‘Este micronutriente sempre acaba ficando escondido, mas é fundamental na composição de aminoácidos e proteínas’’, destaca Itamar.
O pesquisador recomenda que a semeadura destas ‘‘plantas indicadoras’’ seja feita na proporção de uma planta para cada hectare, suficiente para monitorar áreas que podem ter necessidades diferentes numa mesma propriedade. - - -O estudo de ‘‘plantas indicadoras’’ auxilia o produtor a melhorar o solo em lavouras e pastos
IndicadorasPara problemas de acidez o girassol é uma ‘‘ planta indicadora’’ bastante eficiente, revelando falta de cálcio e boro.