A imersão digital vem cada vez mais estreitando o relacionamento dos produtores rurais com os seus diferentes públicos. O campo é representado hoje por uma série de influencers que, com conteúdo relevante e compartilhamento do cotidiano, já exibem engajamentos robustos nas suas redes.

Trabalhando na produção de leite e de grãos com o pai e o irmão em uma propriedade em Francisco Beltrão, sudoeste paranaense, Cristiano Fankhauser começou a produzir vídeos há quase dois anos.

Como sempre gostou de pesquisar sobre tudo na internet e, no caso de alguns assuntos, não havia material simples e de fácil entendimento, começou então a planejar a criação de um canal no YouTube.

Fankhauser produz e publica vídeos sobre a rotina na agricultura, mostrando os desafios de novos investimentos, o manejo das vacas leiteiras, detalhes sobre o maquinário de trabalho. Ele sempre procura trazer sua opinião e inclusive preços, algo que, segundo ele, agrada muito a audiência. “Eles adoram saber valores”, pontua.

Ao produzir cada conteúdo, Cristiano tenta ser o mais objetivo possível, para gerar interesse em pessoas que não são do agronegócio, para que cada vez mais pessoas apoiem o setor.

Fankhauser escolheu o YouTube por ser a única plataforma que lhe permite fazer vídeos mais complexos. “Os outros aplicativos querem somente vídeos curtos e virais”, considera.

Cristiano Fankhauser posta atualmente dois vídeos por semana no YouTube: rotinha em uma fazenda que cria vacas leiteiras
Cristiano Fankhauser posta atualmente dois vídeos por semana no YouTube: rotinha em uma fazenda que cria vacas leiteiras | Foto: Arquivo Pessoal

Hoje ele conta com quase 5,8 mil inscritos em seu canal, sendo que o vídeo com mais audiência, publicado em abril deste ano, alcançou 63 mil visualizações, sobre as vacas entrando no compost barns – sistema de instalação que consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas. “Eu faço vídeos simples para que até mesmo um leigo possa entender e começar a gostar do assunto.”

Fankhauser posta atualmente dois vídeos por semana. Ele faz toda a produção sozinho – filma, edita, utiliza estratégia de SEO, produz a capa e lança no canal. “Estamos falando de 2 a 3 horas de trabalho diário de segunda a segunda. Quando preciso sair à noite, tenho que adiantar o trabalho com os vídeos para não atrasar a entrega”, conta.

O produtor destaca que o conhecimento proporcionado pelos vídeos é uma via de mão dupla. “A minha intenção sempre foi repassar meu conhecimento adquirido com os cursos que eu fiz e com experiências e prejuízos que tivemos em nossa propriedade com o passar dos anos. Mas eu também recebo muito conhecimento de volta com os comentários dos vídeos. Tem muita gente experiente que me repassa muita informação de qualidade, o que me ajuda muito”, conclui.

PISCICULTURA

Os piscicultores Renata Sanches e Valério Angelozzi, de Primeiro de Maio, Norte do Paraná, começaram a utilizar a internet para compartilhar o dia a dia da Piscicultura Super Fish neste ano. O principal canal utilizado é o TikTok, que já conta com mais de 14 mil seguidores. Há conteúdos postados com mais de 3 milhões de views.

Renata Sanches e Valério Angelozzi, de Primeiro de Maio: o dia a dia da piscicultura
Renata Sanches e Valério Angelozzi, de Primeiro de Maio: o dia a dia da piscicultura | Foto: Arquivo Pessoal

A dedicação para produzir conteúdos é diária, sendo que de duas a três horas por dia são consumidas.

“Nosso maior foco é mostrar como é feita a nossa produção de juvenil de tilápia vacinado”, explica Sanches. A produção de conteúdo é nichada, de maneira que o público-alvo são as pisciculturas de engorda e as cooperativas.

VERDADEIRA FACE

Há quase três anos, o pecuarista Filipe Rezende Faria, de Piumhi (MG), começou a produzir conteúdos do seu cotidiano nas redes sociais.

“As pessoas sempre diziam que búfalos eram agressivos, selvagens e essa também era minha visão antes de criar. Comecei então a mostrar minha rotina na fazenda para interagir com o pessoal e mostrar a verdadeira face do búfalo.”

Faria compartilha suas rotinas, curiosidades sobre os búfalos, passando ainda pela importância dos princípios e de ter valores na vida.

O pecuarista Filipe Rezende Faria, de Minas Gerais, mostra, com bom humor, curiosidades sobre búfalos: 1,7 milhão de seguidores
O pecuarista Filipe Rezende Faria, de Minas Gerais, mostra, com bom humor, curiosidades sobre búfalos: 1,7 milhão de seguidores | Foto: Arquivo Pessoal

O pecuarista conta hoje com quase 1,7 milhão de seguidores em três redes sociais: Kwai – 576 mil seguidores; Instagram – mais de 96 mil seguidores; e TikTok – mais de 1 milhão de seguidores.

Há vídeos de Filipe Faria interagindo com os búfalos com milhões de visualizações, alcançando até 16 milhões de views.

Ele defende a produção de conteúdos nas redes sociais, pois considera que “quem é visto é lembrado”. “Aparecer na internet te permite aproximar de pessoas, divulgar tua marca e ainda criar admiradores. Isso fortalece relações, encurta o caminho da confiança e cria networkings poderosos”, enumera.

Filipe trabalha atualmente na criação de búfalas leiteiras na propriedade em Piumhi. “Produzimos e comercializamos o leite e também vendemos genética. Estamos abrindo em 2023 para visitação na fazenda e planejando a criação de produtos da marca”, conclui.