|
  • Bitcoin 101.558
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Folha Rural

m de leitura Atualizado em 15/05/2022, 15:06

IDR-Paraná e UEM oferecem cursos para agricultores artesãos

Objetivo é incentivar a criação de novos designs, definindo uma identidade para o artesanato rural paranaense

PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de maio de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e a (UEM)  Universidade Estadual de Maringá assinaram um termo de cooperação técnica para auxiliar artesãos a aprimorarem seus produtos. O objetivo é incentivar a criação de novos designs, definindo uma identidade para o artesanato rural paranaense, a partir da cultura e conhecimento tradicionais. A iniciativa é uma forma de garantir trabalho e renda no campo. Já estão abertas as inscrições para a participação nas oficinas online.

Imagem ilustrativa da imagem IDR-Paraná e UEM oferecem cursos para agricultores artesãos Imagem ilustrativa da imagem IDR-Paraná e UEM oferecem cursos para agricultores artesãos
|  Foto: iStock
 

A ação junto aos artesãos será desenvolvida com a colaboração do curso de Moda da UEM-Cianorte e pretende estimular e valorizar o trabalho de cerca de mil agricultores familiares envolvidos com o turismo rural, artesanato, agroindústria e cooperativismo. É um incentivo à criação de novos produtos, a partir da aplicação de conceitos de design e criatividade. 

Os artesãos interessados já podem se inscrever e assistir a oficinas, pré-gravadas, por meio dos canais da UEM e do IDR-Paraná no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC0jtatIR0qe-8Cs5wT3kEWg).  Ao assistir as palestras, a pessoa interessada em participar das atividades (oficinas e lives) deve deixar o nome e uma forma de contato, no campo dos comentários. Assim, ela receberá avisos sobre datas e horários das próximas etapas.

A primeira aula introduz conceitos de design e criatividade, elementos que contribuem para o desenvolvimento de composições criativas e atrativas para o público-alvo dos produtos de artesanato. Numa segunda oportunidade, os artesãos aprenderão a elaborar imagens de produtos ou roteiros de turismo rural com a finalidade de divulgá-los em mídias sociais (Facebook, Instagram, sites e WhatsApp). Desta forma, será possível criar estratégias mais adequadas para a divulgação nessas plataformas.

O tema da terceira oficina será a elaboração de produtos de artesanato a partir do uso de casulos de seda de segunda qualidade. Trata-se da apresentação do conceito de ecodesign para os artesãos. A oficina seguinte abordará a harmonização de ambientes rurais com a utilização de peças antigas e imagens de curadoria. Os participantes também vão aprender a fazer peças decorativas usando matéria-prima natural (gravetos, sisal, sementes e folhas secas). 

A partir de junho serão realizadas lives, sempre às 19h30, pelos canais da UEM e IDR-Paraná no YouTube, com cada um dos conteúdos para que os artesãos possam tirar suas dúvidas com os instrutores. Estão previstas para outubro e novembro as oficinas presenciais.

Confira o cronograma das atividades:

Maio

16 - Oficina de Imagem

Junho

06 - Oficina Casulos de Seda

13 - 19h30 - Live: Criatividade

20 - 19h30 - Live: Imagem

27 - 19h30 - Live: Artesanato com Casulo de Seda

Julho

18 - Oficina de Decoração

Agosto

01 - Oficina de Criatividade

15 - Oficina de Imagem

29 - Oficina de Artesanato com Casulos

Setembro

12 - Oficina Decoração Rural

19 - 19h30 - Live: Criatividade

26 - 19h30 - Live: Imagem

Outubro

03 - 19h30 - Live: Artesanato com Casulo de Seda

10 - 19h30 - Live: Decoração Rural

31 - Oficina presencial: Criatividade

Novembro

07 - Oficina presencial: Imagens

14 - Oficina presencial: Artesanato com Casulos de Seda

21 - Oficina presencial: Decoração Rural

(Com Agência Estadual de Notícias)