Iapar é certificado por produção orgânica de leite de búfalas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Redação FolhaWeb com AEN 
A Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) na Lapa recebeu hoje (10), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), um certificado que reconhece e atesta a qualidade da produção orgânica de leite de búfala na propriedade.
A fazenda do Iapar na Lapa é pioneira no modelo agroecológico de produção de leite de búfala e a certificação deverá abrir caminho para que os produtores do Paraná ganhem espaço no mercado.
Nas últimas três décadas, a produção de búfalos no Paraná foi reduzida em quase 50%. Atualmente, o rebanho no Estado envolve cerca de 28 mil cabeças, das quais 3 mil no Litoral.
A fazenda do Iapar na Lapa tem um rebanho de 45 animais da raça Murrah, sendo que 14 vacas estão em ordenha, produzindo uma média de 80 litros por dia. O certificado assegura que as pesquisas desenvolvidas na fazenda experimental têm base na realidade dos produtores, buscando garantir que as tecnologias sejam geradas sob as mesmas condições e dificuldades que uma propriedade conduzida no sistema orgânico enfrenta no seu cotidiano.
De acordo com o médico veterinário José Lino Martinez, pesquisador do Iapar, a simplicidade na criação de búfalos pode levar aos produtores menos capitalizados a oportunidade de alcançar um mercado rentável. A produção de leite de búfalas proporciona um rendimento industrial elevado, com utilização de menos matéria-prima no processamento. Para a produção de um quilo de queijo, são necessários 6 quilos de leite de búfala, enquanto o mesmo produto fabricado com leite de vaca necessita de 9,2 quilos de matéria-prima.
Ainda segundo Martinez, a criação de búfalos é de fácil manejo. Não há necessidade de grande volume de água na propriedade e os animais precisam de condições de sombreamento em regiões de temperatura muito elevada. Ele ainda destaca que a atividade tem grande potencial como opção de renda para a agricultura familiar.


