IA apresenta bons resultados no Oeste
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 23 de agosto de 2002
Gilmar Agassi<br> Equipe da Folha 
Toledo - O Programa de Inseminação Artificial de Bovinos em Condomínios Leiteiros de Toledo, no Oeste do Paraná, realizou 10 mil inseminações, desde sua criação em 1999. Na semana passada, pecuaristas e técnicos da região se reuniram para avaliar o programa e a conclusão é que o programa está ''promovendo uma verdadeira revolução genética no rebanho bovino local''.
Durante o encontro foram realizadas palestras sobre aspectos técnicos e econômicos da inseminação artificial. O técnico da Secretaria Municipal da Agricultura, João Alberto Strieder, e o veterinário Gelson Hein, da Emater, consideram que as metas de melhoramento genético do rebanho e aumento de produtividade foram atingidas.
Também foram apresentadas as características zootécnicas dos touros das raças holandesa, jersey e gir, adquiridos em sêmen pela prefeitura para utilização nos condomínios e o uso nas fêmeas leiteiras. Foram entregues, também, 2.400 doses de sêmen a 23 condomínios.
Atualmente o programa de condomínios leiteiros conta com 24 grupos, com 464 produtores. São 6.984 animais cadastrados, sendo 5.560 inscritos para inseminação. Segundo João Alberto, com base nestes dados é que foram adquiridas as 2.400 doses de sêmen, com valor aproximado de R$ 21 mil. A meta até o final do ano é repassar mais 380 doses aos condomínios.
Em 1999, quando foi iniciado o programa, foram efetuadas 627 inseminações, sendo utilizadas 500 doses repassadas pela prefeitura e 127 adquiridas pelos condomínios. Em ano de 2000 a prefeitura repassou 900 doses, mais 1.153 doses dos condomínios, totalizaram 2.053 inseminações. No ano passado foram repassadas 1.815 doses, mais 2.172 dos condomínios, que totalizaram 3.987 inseminações. Neste ano, até o final de julho, os condomínios adquiriram 2.572 doses para as inseminações.
João Alberto ressaltou que esta parceria tem trazido resultados ''muito significativos e que os condomínios de inseminação foram responsáveis por um grande salto na pecuária de leite e na evolução do valor agregado na agropecuária do município. Demos um grande salto no que diz respeito ao desenvolvimento da pecuária''.


