Entre as ervas aromáticas, talvez a das mentas seja a mais conhecida. Com perfume inconfundível, e apesar de existirem centenas de tipos, suas propriedade são comuns a quase todas, o que facilita seu uso. Tem nomes vulgares de hortelã-pimenta, menta, vique, erva-boa, hortelã-resteira, entre outros. Os principais componenetes desta planta estão no óleo essencial. Contém vitamina C, D2 e aminoácidos livres.
Cultivo Adapta-se bem ao clima subtropiocal com boa iluminação solar e chuvas bem distribuídas. Sendo a hortelã uma planta resteira, ela se reproduz por meio do rizoma ou estolão que se alastra pelo terreiro através da brotação.
Para formar novas mudas bastas arrancar uma planta e cortar os rizomas em pedaços com cerca de 10 centímetros, enterrando-os na horizontal e cobrindo com dois a três centímetros de terra. No verão, as mudas ficam prontas dentro de um mês, mas é uma planta que pode ser multiplicada o ano todo sem problemas. Para o plantio é necessário a construção de canteiros ou de preparo do solo de forma a deixá-lo bem solto e fofo, permitindo o alastramento mais rápido dos estolões. Para um bom desenvolvimento, a hortelã gosta de terrenos úmidos e levemente sombreados.
A colheita das folhas é feita antes da floração, podendo-se colher toda a parte aérea da planta, esperando nova brotação e crescimento de folhas. Após cada colheita pode-se adubar as plantas com esterco bovino curtido e jogado por cima dos canteiros. Pode ser cultivada em canteiros pequenos ou até mesmo em vasos.
Indicações É indicada como antinflamatório, analgésico, antiulcera e estimula a produção de bile melhorando a digestão. Seu uso também é indicado como antiespasmódico, antiemético, antimicrobiano e antiviral (para gripe e resfriados). Neste casos é recomendável o chá que deve se feito com uma colher de sopa de folhas picadas para 1/2 litro de água. A água fervente deve ser adicionada sobre as folhas. Cobrir, esperar esfriar e tomar três xícaras de chá, três vezes ao dia.
Como antiséptico bucal combate microorganismo, pode-se usar o chá para bochechos várias vezes ao dia. A hortelã é indicada ainda no combate a protozoários (giardíase e anebíase). Colocar as folhas para secar e preparar o pó. Depois deve-se adicionar 1/2 colher (café) do pó a doces ou mel e ingerir três vezes ao dia, sendo a primeira dose meia hora antes do café da manhã. Recomenda-se manter o tratamento por sete dias. Ao utilizar-se internamente, sugere-se para crianças até cinco anos 1/3 da dose e para crianças com mais de cinco anos a metade.
Efeitos colaterais O mentol pode causar reações alérgicas.
Fontes Noções sobre o organismo humano e utilização de plantas medicinais e Ervas do Sítio.