Idealizado pelo desembargador José Sebastião Fagundes Cunha, do TJ-PR, o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) fundou em 2005 o primeiro laboratório de biotecnologia de reprodução animal do Sul do Brasil credenciado pelo Mapa, o Cescage Genética, em Ponta Grossa. A empresa firmou parceria com o Iapar para multiplicar a genética do Purunã, mas já trabalha com mais de uma dezena de raças bovinas, além de caprinos, equinos e ovinos.

Em conversa com a FOLHA, Fagundes Cunha salienta que este é o momento de melhorar a qualidade do rebanho do Estado, inclusive atingindo os pequenos pecuaristas. "Nesse sentido, o Purunã pode fazer uma revolução no Paraná melhorando a qualidade do gado. Aliás, hoje existem frigoríficos que pagam por essa qualidade."

Ele explica que a empresa foi procurada pelo pesquisador José Luís Moletta, do Iapar, para que esse projeto de pesquisa e extensão para multiplicação do gado genuinamente parananense fosse colocado em prática. "Os resultados até aqui têm sido muito eficientes, já colocamos embriões em diversas receptoras que o Iapar possui com ótimos resultados de prenhez."

Na reunião realizada entre Iapar e Cescage na ExpoLondrina, ficou definido que os pequenos e médios produtores que tiverem receptoras, a empresa a partir daí faria todo o trabalho, desde a seleção do animal para a recepção, acompanhamento da transferência de embrião e avaliação de prenhez, tudo via recurso do Sebraetec. "Outra possibilidade (além desse recurso subsidiado) é todo o trabalho do Cescage e a divisão (dos valores de lucro) após a desmama. O animais vão valer cerca de R$ 6 mil, como nas vendas como reprodutor. O pecuarista ganha em genética que ele não tem e ainda terá um animal que vale mais que o dobro (que um 'comum')."

Em reunião durante a ExpoLondrina, na semana passada, Iapar, Cescage e outras pessoas ligadas ao gado Purunã conversaram com o então secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, com a intenção que seja criado no Estado um programa de inseminação em pequenos municípios. "Nós da Cescage podemos dar inclusive o treinamento para os técnicos do Estado. Assim os municípios vão multiplicar essa genética. Existe a possibilidade do Paraná criar uma revolução na pecuária de corte e carne de qualidade", complementa o desembargador.

Por fim, com o trabalho desse porte, e possível dizer que até aqueles pecuaristas que não têm uma estrutura tão consistente pode faturar com o gado Purunã. "O pequeno e médio pecuaristas, que não dispõem de tanta tecnologia, instalações ideais, comida abundante e não conseguem investir podem criar o Purunã à pasto com excelente resultado." (V.L.)